Num momento em que a oferta de earbuds é tão grande, com todas as marcas a lançarem as suas propostas com mais ou menos funcionalidades, a decisão de compra torna-se difícil. Basicamente, queremos auriculares em que o som não pareça estar a sair de um rádio dos anos sessenta, que se prendam bem aos ouvidos e que tenham o mínimo de tecnologia – e, por mínimo, entenda-se ‘cancelamento activo de ruído’ e uma ‘boa clareza de voz em chamadas’. Outra coisa que pode entrar nesta lista de critérios é o design, aqui com duas grandes linhas de “pensamento”: modelos com uma pequena haste que sai do ouvido (como os AirPods da Apple) ou os chamados ‘feijões’, earbuds que se encaixam totalmente no ouvido.
Os Link Buds Fit da Sony cabem nesta última categoria e, se formos a “picar” a lista de que falámos, percebemos que também se enquadram em alguns pontos. Para começar, sim, há ANC e a um bom nível – numa viagem de avião, noutra de comboio, no ginásio (onde, pelo nome, é onde estariam como peixe na água) e em passeio pela cidade, notámos que a marca fez um trabalho muito aceitável neste campo, sobretudo com boa nota no avião, em que o zumbido constante dos motores foi suprimido com alguma distinção. No ginásio, também percebemos que o ANC é uma boa forma de nos concentramos totalmente no nosso plano de treinos, em vez de estar a ouvir pessoas que preferem treinar a língua em vez dos bíceps.
Como é moda, o controlo do ANC é feito numa app, neste caso a Sony Sound Connect, onde também podemos ligar um modo de transparência, que nos permite ficar mais atentos ao que nos rodeia. A interacção com a app é boazinha, mas há menus onde a Sony nos bombardeia com demonstrações de tudo e mais alguma coisa (e nos obriga a criar uma conta), o que empata um pouco a experiência – esta plataforma, não chega, assim, ao minimalismo funcional da app da Baseus, que experimentámos à boleia dos auriculares Bowie, na edição passada da PCGuia. Ainda assim, no global, a Sound Connect dá-nos as opções certas para configurar os Buds Fit, principalmente ao nível do equalizador e para tirar partido de uma das características de que mais gostámos: poder ligá-los a dois dispositivos em simultâneo, como um computador e um smartphone.
Distribuidor: Sony
Preço: €200