A Roborock, criou um robô aspirador com um braço mecânico retráctil para afastar objectos do caminho e com a capacidade de elevar o chassis para ultrapassar pequenos degraus. Estas são ideias inovadoras que provavelmente levarão algumas gerações para serem aperfeiçoadas, mas, tal como está, o Roborock Saros Z70, equipado com uma garra, consegue afastar meias ou sapatos perdidos do seu caminho quando está a limpar (e até colocá-los num cesto, se necessário). Será este o futuro dos robôs aspiradores?
Muitos sonharam com o dia em que um Robô Rosie da vida real (dos Jetsons) pudesse correr pela casa para limpar a nossa desarrumação. A Roborock aproximou o sonho um pouco mais da realidade com o Saros Z70, que não só aspira e lava o chão, como também consegue apanhar meias e sapatos deixados para trás. A Roborock diz que, no futuro o robô será capaz de reconhecer mais objectos, para além das meias e sapatos, o que possivelmente significa o fim de ter de apanhar roupa ou embalagens de snacks.
Comercializado como o primeiro robô aspirador produzido em massa com um braço mecânico dobrável de cinco eixos, a máquina foi concebida para recolher e mover certos detritos enquanto limpa. O braço e a garra na sua extremidade são compactos quando recolhidos, permitindo que a máquina tenha menos de 8,0 cm de espessura, incluindo ainda um motor de sucção de 22 000 Pa e um mecanismo de lavagem. A garra e o braço OmniGrip têm uma capacidade de elevação limitada a 300 gramas, pelo que o Z70 ainda não vai levantar o gato ou as compras.
Tal como um carro com suspensão adaptativa, o chassis do Saros Z70 pode ser elevado até 4,0 cm para ultrapassar soleiras mais altas; até as esfregonas duplas e a escova lateral se elevam para dar ao aspirador maior distância ao solo. Por falar em esfregonas, quando o Z70 é emparelhado com a doca opcional, os utilizadores podem activar a função de desprendimento automático da esfregona. Isto permite que o aspirador trabalhe em pisos apenas com aspiração, sem arrastar esfregonas potencialmente húmidas.
A Roborock prevê que o Satos Z70 esteja à venda no primeiro semestre deste ano. O preço ainda não foi revelado, mas como os modelos anteriores custam cerca de 1500 dólares cada, espera-se que o Z70 com braço tenha um preço significativamente mais elevado.