A funcionalidade de busca do Premiere Pro da Adobe foi actualizada com a inclusão de um novo sistema de reconhecimento visual que usa Inteligência Artificial, que permite aos utilizadores encontrarem vídeos tendo apenas de inserir uma descrição do conteúdo dos vídeos. Mas não é tudo, este é apenas uma de várias funcionalidades que a Adobe vai adicionar ao Premiere Pro, After Effects e Frame.io para facilitar a vida aos utilizadores e poupar tempo.
Os utilizadores podem inserir descrições como “uma pessoa a patinar com um lens flare na imagem” para que o sistema mostre os vídeos que correspondem a essa descrição. A Adobe afirma que a ‘Media Intelligence’ consegue reconhecer automaticamente objectos, locais, ângulos da câmara, entre outras coisas. Esta funcionalidade não consegue reconhecer áudio ou pessoas específicas, mas pode usar quaisquer metadados que estejam anexados aos ficheiros de vídeo, o que lhe permite saber quando, onde e como os vídeos foram gravados. Esta funcionalidade de busca com IA é executada directamente no dispositivo, por isso não é necessário nenhum tipo de ligação à Internet e a Adobe garante que o conteúdo dos vídeos não será usado no treino de modelos de IA.
Esta funcionalidade está a ser lançada em conjunto com uma outra que permite a tradução automática de legendas que suporta 17 idiomas. Podem ser usadas várias faixas de legendas simultaneamente no Premiere Pro para facilitar a visualização, edição e acerto de várias traduções ao mesmo tempo.
Ambas as funcionalidades estão disponíveis a partir de hoje na versão beta do Premiere Pro que pode ser usada por qualquer pessoa que tenha uma assinatura da Creative Cloud ou do Premiere Pro.
Quanto ao After Effects, o programa suporta agora monitorização em HDR e ganhou um novo sistema de cache que agiliza a pré-visualização e reprodução de projectos de grandes dimensões. Para melhorar o desempenho, a aplicação já não está limitada a guardar as frames renderizadas na memória do sistema, passando a guardá-las na memória RAM e na cache em disco. De acordo com a Adobe, este novo sistema permite que computadores mais antigos consigam reproduzir composições inteiras sem pausas para renderização ou para colocar dados em cache. Tal como acontece com a nova funcionalidade de busca do Premiere Pro, também as novas funcionalidades do After Effects estão disponíveis na versão Beta do programa.
Por fim, as câmaras C80 e C400 da Canon pode agora ser usadas com a funcionalidade ‘Camera to Cloud’ do Frame.io que permite fazer o upload automático das imagens captadas para a cloud do Frame.io. Em Dezembro, a Canon lançou uma actualização de firmware para estas câmaras que deve ser instalada antes de tentar usar esta funcionalidade.