A Nova IMS anunciou uma nova tecnologia de análise, já patenteada na Europa, que vai permitir que drones usados em várias actividades consigam fazer medições de cenários em tempo real.
Segundo a universidade nacional, este recurso é «preciso, intuitivo e acessível», oferecendo um «método inovador que elimina a necessidade de equipamentos especializados». Como exemplos, a Nova dá os casos de «segurança fronteiriça, construção/arquitectura, fluxos migratórios e agricultura de precisão».
Em concreto, esta tecnologia tem como base um método que recorre a «referências visuais simples, como linhas ou objectos de tamanho conhecido na imagem, para calcular dimensões com alta exactidão», diz a Nova IMS.
Uma das vantagens está no facto de não ser preciso usar «tecnologia avançada de GPS ou equipamentos técnicos complexos»; mesmo assim, esta nova ferramenta permite dar aos utilizadores a possibilidade de terem mais «eficiência» na tomada de decisão, tendo em conta os dados obtidos via drone.
«Esta tecnologia inovadora permite medir dimensões em tempo real com enorme precisão, melhorando significativamente a capacidade de identificar e diferenciar elementos em diversos contextos. É uma solução ágil e rigorosa, que fornece dados valiosos com eficácia sem precedentes», garante Marco Painho, docente da Nova IMS.
O que esta tecnologia (a que a Nova não dá um nome específico) também pode permitir é a utilização de drones em «situações que anteriormente enfrentavam limitações devido à falta ou inibição de sinal». A universidade diz ainda que esta se trata de uma «solução escalável para várias indústrias internacionais, do sector público ao privado».