Acha que as taxas de actualização dos monitores para gaming estão a tornar-se demasiado altas? A MSI parece discordar. A empresa acaba de anunciar um novo monitor cujo painel pode atingir uns incríveis 600 Hz. Mas, ao mesmo tempo que a MSI apresentava o seu ecrã ultra-rápido, outra empresa chamada Koorui diz que o seu novo monitor tem uma taxa de actualização de 750 Hz.
Juntando-se à longa lista de produtos anunciados antes da CES está o MSI MPG 242R X60N. O monitor é direccionado ao público dos e-sports, com um painel de 24,1 polegadas, uma resolução de 1080p e tal taxa de actualização de 600 Hz.
Já existem vários monitores semelhantes focados nos e-sports com taxas de actualização de 540 Hz, incluindo modelos da Asus e da BenQ. Mas o novo monitor da MSI vai bastante além dessa velocidade.
O MPG 242R X60N tem um painel “Rapid TN” com um tempo de resposta GtG de 0,5 ms. A empresa não deu as especificações completas, mas sabe-se que vem com adaptive-sync para VRR, é certificado AMD FreeSync Premium Pro e tem uma porta USB Type-C com fornecimento de energia de 98 W e provavelmente um modo DP Alt. Há também um switch KVM, firmware actualizável e funcionalidades de gaming da MSI, como a AI Vision e a AI Crosshair.
Se, por algum motivo, 600 Hz não for rápido o suficiente, a Koorui, uma marca de tecnologia e estilo de vida subsidiária da HKC, diz que irá apresentar o primeiro monitor para o mercado de consumo do mundo com uma taxa de actualização de 750 Hz.
O Koorui G7 é outro monitor focado nos e-sports com um painel TN de 24,5 polegadas com uma resolução 1080p. A empresa escreve que, para compensar os defeitos de cor dos painéis TN, o ecrã usa a mais recente tecnologia QD com uma gama cores mais ampla, que permite uma cobertura de 95% DCI-P3.
Tal como o monitor de 600 Hz da MSI, o Koorui G7 tem um tempo de resposta de 0,5 ms. Também vem com suporte HDR e é capaz de atingir 400 nits, embora não haja indicação de que tenha certificação VESA DisplayHDR 400.
Além do G7, a Koorui vai mostrar na CES um monitor de gaming 4K de 480 Hz (OG32UK) e um monitor de gaming ultrawide DQHD de 49 polegadas com uma alta taxa de actualização (o GS49UK).
A MSI, por sua vez, também vai apresentar um monitor OLED de 27 polegadas e 240 Hz na feira. A Asus e a Samsung têm as suas próprias versões, com as três empresas a afirmarem que os seus produtos são os primeiros do mundo.