Há décadas que a API DirectX da Microsoft tem um papel fundamental na indústria dos videojogos através da unificação da forma como os títulos comunicam como hardware. Agora, a Microsoft está a preparar-se para actualizar esta plataforma para a era da Inteligência Artificial. O novo DirectX será centrado no upscaling de gráficos por IA, dando aos programadores e jogadores uma estrutura unificada para capacidades de renderização neural e upscaling. Outras implementações desta tecnologia como o DLSS da Nvidia e o FSR da AMD não irão desaparecer, mas o DirectX poderá unificá-las.
A peça chave do novo DirectX com IA será uma tecnologia chamada Cooperative Vector Support. A Microsoft afirma que ao adicionar esta funcionalidade irá melhorar directa e notavelmente o desempenho das técnicas de renderização que usam IA. A tecnologia Cooperative Vector Support é usada para optimizar as operações de multiplicação de matrizes que estão por trás de muitos processos de computação de IA. Isto beneficia toda a gama de aplicações de IA, incluindo treino, ajuste fino e inferência.
A Cooperative Vector Support também garante um uso mais eficiente dos recursos da GPU. Essencialmente, permite que uma GPU compartimente as operações. Uma pequena rede neural pode ser executada num shader de pixeis dedicado, deixando o resto da GPU livre para outras tarefas de renderização. Ao incorporar esta tecnologia no DirectX, a Microsoft acredita que os programadores serão capazes de integrar mais facilmente hardware de aceleração por IA com aplicações e jogos em várias plataformas diferentes.
À medida que os programadores continuam a perseguir uma maior fidelidade visual, alguns jogadores são incapazes de acompanhar a evolução. Nos últimos anos, a escassez pandémica, a mineração de criptomoedas e a obsessão pela IA tornaram as GPU muito mais caras. As tecnologias de upscaling por IA podem impulsionar os gráficos dos jogos para que até dispositivos portáteis modestos como os da classe do Steam Deck possam executar jogos visualmente impressionantes com velocidades de actualização do ecrã.
A nova versão do DirectX ainda não tem data de lançamento pública. No entanto, a Microsoft está a investir em tudo o que tenha a ver com IA, e a empresa já está a trabalhar com parceiros em toda a indústria para o desenvolvimento da nova versão da API.
O grupo High-Level Shading Language (HLSL) da Microsoft juntou-se à AMD, Intel, Nvidia e Qualcomm, todas com os seus próprios sistemas de renderização por IA. O objectivo não é expulsar estas tecnologias do mercado, mas garantir o suporte total para a tecnologia Cooperative Vector no DirectX. Até agora, a Microsoft apenas falou sobre o suporte para a família Nvidia RTX-50 Blackwell. Estes novos núcleos Tensor dos chips Blackwell serão capazes de usar Cooperative Vector para melhorar a geometria, path tracing e gráficos mais nítidos.