Os smartwatches robustos da Garmin já andavam por cá muito antes de a Apple lançar o seu modelo Ultra, em 2022, um conceito copiado em 2024 pela Samsung, igualmente com um modelo chamado Ultra, e também pela marca polaca Maxcom de uma forma ainda mais gritante.
Esta marca norte-americana é conhecida pelos seus Fenix, Tactix, Enduro e Instinct, entre outros, com esta última gama a ter agora uma nova versão, o Instinct 3. Este relógio tem versões com ecrã AMOLED e Solar, ambos com 50 ou 45 mm.
O Instinct 3 tem, ainda, uma «moldura metálica reforçada e lanternas LED integradas em todos os modelos, resistência à água até 10 ATM e certificação militar MIL-STD 810», sublinha a Garmin. A bateria, como é habitual neste tipo de modelos, tem bastante autonomia: neste caso, a marca fala num máximo de 24 dias.
Contudo, as versões que tirem partido da funcionalidade de carregamento solar «podem obter bateria com duração ilimitada», com a Garmin a especificar de que forma é que isto pode ser conseguido: «Três horas por dia ao ar livre em condições de 50 mil lux». Ainda neste campo, a Garmin diz que este relógio (na versão de 50 mm) tem «cinco vezes mais autonomia no modo GPS quando carregado sob luz solar» relativamente ao Instinct 2.
Entre as outras características deste modelo estão as funcionalidades de monitorização da saúde (passos, frequência cardíaca, sono, oximetria, exercício, nutrição, ciclo menstrual e gravidez), compatibilidade com a app Garmin Messenger (mensagens de relógio para relógio) e Garmin Pay.
Os Instinct 3 chegam esta semana às lojas (10 de Janeiro, Sexta-Feira), disponíveis em várias cores, com preços de 449,99 e 399,99 euros, este último no caso do modelo com carregamento solar.