A Netflix vai a aumentar os preços mais uma vez. No mais recente relatório de contas, publicado esta semana, o serviço de streaming anunciou que “vamos a ajustar os preços hoje na maioria dos planos” nos EUA, Canadá, Portugal e Argentina.
Assim, o plano Base (resolução até 720p e que funciona num único ecrã de cada vez) passa a custar 8,99 euros, mais 1 euro. O plano Standard (1080p e dois ecrãs em simultâneo) passa a custar 12,99 euros, também mais um euro. E o plano Premium (4K e até 6 ecrãs simultâneos) passa para 17,99 euros. Nos planos Standard e Premium podem acrescentar-se respectivamente mais 1 e 2 utilizadores que não vivam na mesma casa por mais 4,88 euros cada.
“À medida que continuamos a investir em programação e a oferecer mais valor aos nossos membros, ocasionalmente pediremos aos nossos membros que paguem um pouco mais para que possamos reinvestir para melhorar ainda mais a Netflix”, diz a carta da empresa aos investidores. A Netflix aumentou o preço da sua subscrição pela última vez em 2023.
De acordo com relatório de contas publicado agora, no último trimestre de 2024, a Netflix conseguiu captar mais 19 milhões de novos assinantes nos últimos meses – o máximo na sua história durante um único trimestre – elevando o total de utilizadores em todo o mundo para 300 milhões. Esta é a última vez que a Netflix vai revelar quantos assinantes adicionou durante um trimestre, já que a empresa disse no ano passado que a partir do primeiro trimestre de 2025, apenas vai anunciar os “marcos importantes de assinantes à medida que forem ultrapassados”.
Mesmo com um número de assinantes a atingir novos máximos e o rendimento operacional a ultrapassar pela primeira vez os 10 mil milhões de dólares, os executivos da Netflix acreditam que a empresa ainda tem espaço para crescer. A carta da empresa aos investidores diz que representa menos de 10% das visualizações de TV nos países em que está disponível, “o que sugere uma oportunidade para crescimento à medida que o streaming continua a expandir-se em todo o mundo”.
O serviço de streaming terminou 2024 com um portefólio de conteúdos forte que incluiu novas temporadas de Squid Game e o spinoff de League of Legends, Arcane.
A abordagem da Netflix ao conteúdo ao vivo também se tornou mais agressiva nas últimas semanas, já que passou de eventos “adjacentes ao desporto”, como um torneio de golfe que juntou jogadores da PGA a pilotos de Fórmula 1, para jogos completos da NFL com actuações de Beyoncé e Mariah Carey. Mas a Netflix observa que “não está focada em adquirir direitos de grandes pacotes de desporto das temporadas regulares; em vez disso, a nossa estratégia ao vivo é tudo sobre oferecer programação de eventos especiais imperdíveis”.
Apesar de ter tido algumas dificuldades, a Netflix também anunciou números de visualização “recorde” para a luta de boxe ao vivo do ano passado entre Mike Tyson e Jake Paul, enquanto a sua estreia na WWE com Monday Night Raw alcançou 4,9 milhões de visualizações, de acordo com o The Hollywood Reporter.