A Microsoft disse num artigo publicado num dos blogues da empresa que vai deixar de dar suporte às aplicações do Office, conhecidas actualmente como Microsoft 365, no Windows 10 este ano. O fim do suporte para estas aplicações coincide com o fim do suporte técnico do Windows 10 que ocorre a 14 de Outubro, o que significa que empresas e utilizadores particulares que dependem das aplicações do Microsoft 365 vão ter mesmo de actualizar para o Windows 11 se quiserem continuar a receber novas funcionalidades e actualizações de segurança.
“As aplicações do Microsoft 365 deixarão de ser suportadas após 14 de Outubro de 2025 em dispositivos com Windows 10”, afirma a Microsoft na publicação. “Para usar as aplicações do Microsoft 365 no seu dispositivo, terá de actualizar para o Windows 11.”
Embora o suporte para as aplicações do Office no Windows 10 termine em Outubro, isso não significa que as aplicações deixarão de funcionar repentinamente. A Microsoft informou num documento de suporte, actualizado em Dezembro, que ” as aplicações continuarão a funcionar como anteriormente. No entanto, recomendamos vivamente que actualize para Windows 11 para evitar problemas de desempenho e fiabilidade ao longo do tempo.”.
A Microsoft quer realmente que as pessoas deixem de usar o Windows 10 este ano e está a chamar 2025 de “o ano da actualização do PC para o Windows 11”. A fabricante de software declarou na CES na semana passada que actualizar um PC antigo com Windows 10 será mais importante do que comprar uma nova TV ou telefone este ano.
“Acreditamos que uma das peças de tecnologia mais importantes que as pessoas procurarão actualizar em 2025 não é o frigorífico, a televisão ou o telemóvel. Será o seu PC com Windows 10, e elas avançarão com o Windows 11”, disse Yusuf Mehdi, vice-presidente executivo e director de marketing da divisão de consumo da Microsoft.
A adopção do Windows 11 ainda é relativamente baixa quando comparada com a do Windows 10, e milhões de máquinas simplesmente não conseguem actualizar para o sistema operativo mais recente devido aos requisitos de hardware que a Microsoft impôs. A Microsoft fechou recentemente a porta ao suporte do Windows 11 para hardware mais antigo, observando que a necessidade de todas as máquinas terem um módulo de segurança Trusted Platform Module (TPM) 2.0 para poderem instalar o Windows 11 é “não negociável”.
Embora o suporte para o Windows 10 termine ainda este ano, a Microsoft também está a oferecer ‘Actualizações de Segurança Estendidas’ aos consumidores pela primeira vez. Os consumidores poderão pagar por um ano de actualizações, enquanto as empresas poderão comprar até três anos de actualizações.