Os processadores para desktop Intel Core Ultra 200 não conseguiram impressionar alguns analistas quando foram lançados em Outubro passado. Embora tenham tido um desempenho adequado em testes de computação, os resultados obtidos com jogos foram mistos, com os novos chips a serem superados em vários títulos pela geração anterior, a Raptor Lake.
A Intel investigou rapidamente a situação e, em Dezembro, já tinha uma boa ideia do que estava a causar os problemas de desempenho. Descobriu-se que era uma combinação de problemas no plano de energia, configurações anti-cheat e outras questões aleatórias – embora a maior fosse a falta de um sistema adequado de Gestão de Desempenho e Energia (PPM).
A primeira série de correcções chegou antes das festas de Dezembro através de uma actualização obrigatória para o Windows 11, juntamente com algumas actualizações disponibilizadas por várias editoras de jogos. Mas a Intel disse que seria necessário esperar até à CES em Janeiro para a disponibilização de uma segunda vaga de correcções sob a forma de uma actualização da BIOS, para realmente desbloquear o potencial inexplorado do Ultra 200. Essa actualização acabou de ser lançada e, de acordo com os testes internos da Intel, resolveu os problemas de desempenho.
Nos números publicados pela Intel notam-se alguns ganhos consideráveis em alguns jogos. Por exemplo, em Cyberpunk: 2077, a Intel afirma que as correcções podem resultar num aumento impressionante de 26% na velocidade de actualização do ecrã em sistemas Ultra 200. Já em Far Cry 6 pode o ganho de FPS é de até 16%.
No entanto, os aumentos de desempenho não se limitam aos jogos. A Intel também usou o popular benchmark sintético 3DMark TimeSpy e disse que os sistemas Ultra 200 actualizados podem ver as pontuações gerais dispararem em até 97%.
Todas as correcções de software e para a BIOS estão disponíveis agora, por isso, se tiver um PC Arrow Lake com baixo desempenho, está na hora de instalar as actualizações. Certifique-se de que está a executar a versão mais recente do Windows e consulte o fabricante do seu sistema ou motherboard para obter a actualização para a BIOS.
Agora que os problemas de desempenho dos Ultra 200 para desktop parecem ter sido resolvidos, a Intel pode focar-se num lançamento menos problemático dos seus novos CPU Core H e HX para portáteis, destinados a jogadores e criadores de conteúdos.