A equipa responsável pela distribuição Linux Mint está a testar as imagens ISO dos discos com a próxima versão do sistema operativo, o que quer dizer que já não deve faltar muito tempo para começarem a ser distribuídas. Quando foram disponibilizadas, devem ser ainda versões Beta e trazerem alguns erros ou problemas. Depois de um período de duas semanas de testes, deve ser lançada a versão estável que pode ser usada pelo público em geral.
O Linux Mint 22.1, tal como as versões anteriores, vai ser disponibilizado em versões com interfaces de utilização Cinnamon, MATE e Xfce. O Linux Mint com a interface Cinnamon será a que que vai trazer mais novidades porque vai incluir a nova versão 6.4 da Cinnamon. Esta versão inclui um tema escuro melhorado com melhor contraste e novas caixas de diálogo.
Como esta é uma versão intermédia da série 22.x, o novo Linux Mint 22.1 receberá suporte técnico até 2029. A actualização não é obrigatória, mas se for utilizador do Linux Mint 22, o sistema vai sugerir-lha e normalmente o processo de instalação é simples e rápido.
O Linux Mint 22 tinha o nome de código ‘Wilma’ e, se a equipa mantiver a tradição, a versão 22.1 também vai ter um nome feminino começado pela letra W.
Assim que a versão Beta for disponibilizada, a equipa do Linux Mint vai pedir à comunidade de utilizadores para ajudar a testá-la. Cerca de duas semanas depois será disponibilizada a versão estável e será dada aos utilizadores a hipótese de fazerem a actualização.