A Valve publicou as directrizes para a utilização da marca “Powered by SteamOS”, o que torna mais claras que nunca as suas intenções de fornecer oficialmente o SteamOS 3 a outros dispositivos para além do Steam Deck.
O documento de orientação contém informações sobre produtos e logótipos compatíveis com Steam, incluídos no Steam e compatíveis com Stream, mas o segmento mais interessante diz respeito à secção “Powered by SteamOS” mencionada acima.
“O logótipo Powered by SteamOS indica que um dispositivo de hardware executará o SteamOS e iniciará o SteamOS ao ligar o dispositivo”, de acordo com o guia. “Os parceiros/fabricantes enviarão hardware com uma imagem Steam na forma fornecida e/ou desenvolvida em estreita colaboração com a Valve.”
A seguir, o documento aborda regras centradas no design em relação a logótipos positivos ou em negativo, além de preocupações com o posicionamento e dimensionamento do logótipo.
Parece plausível que a Valve e seus parceiros estejam a desenvolver uma gama de dispositivos que virão com o SteamOS instalado de fábrica. A orientação sugere que os dispositivos compatíveis com logótipo certificado são periféricos de entrada, o que nos faz pensar em hardware de jogos capazes de usar o SteamOS, mas que podem vir com o Windows pré-instalado. Um exemplo disso pode ser o Asus ROG Ally.
Em Agosto, o ROG Ally foi mencionado nas notas de lançamento da actualização beta do Steam OS 3.6.9. Nessa versão foi aplicada uma actualização específica ao sistema que controla os inputs dos utilizadores que adicionou “suporte para as teclas extra do ROG Ally”. Portanto, parece que o ROG Ally com Windows 11 pode ser um dos primeiros dispositivos a obter o logótipo Powered by SteamOS se a Asus optar por lançar uma edição ou sistema actualizado com o SteamOS pré-instalado.
Claro, existem muitas outras consolas portáteis e mini PC que podem ser atraídos para o campo do SteamOS. Eles podem capitalizar a popularidade da plataforma de jogos e economizar com o licenciamento do Windows.
É importante aprender com a história, e não foi assim há tanto tempo que as Steam Machines chegaram para depois desapareceram rapidamente sem deixar rasto. No entanto, o que a Valve agora oferece é muito mais completo, com seu próprio Steam Deck lançado em 2022 mas que ainda tem vendas significativas apesar da idade.