Esta Segunda-Feira, a OpenAI lançou o Sora, seu novo modelo de IA de texto para vídeo, que tinha sido anunciado em Fevereiro deste ano. Este recurso está disponível para assinantes do ChatGPT nos EUA, mas ainda não pode ser usado na Europa. A OpenAI também anunciou um novo modelo, o Sora Turbo, que adiciona recursos como animação de imagens e remistura de vídeos.
Com uma subscrição do ChatGPT Plus (20 dólares/19 euros), é possível gerar até cinquenta vídeos (o que corresponde a mil créditos) em resoluções até 720p com durações de 5 segundos. Já quem tiver uma assinatura ChatGPT Pro, que custa 200 dólares/mês (189,95 euros), tem direito a criar vídeos ilimitados, com resolução de 1080p e duração de vinte segundos. O plano mais caro também permite aos subscritores descarregar vídeos sem marca de água e fazer até cinco gerações em simultâneo.
Numa sessão de apresentação que aconteceu online, a OpenAI mostrou a nova área ‘Explorar’ do site do Sora, onde está um feed de vídeos gerados por IA, criados por utilizadores desta plataforma. A empresa destacou ainda uma funcionalidade de storyboards que permite gerar vídeos com base numa sequência de instruções, bem como a capacidade de transformar fotografias em vídeos. Já a remistura de vídeos, também mostrada pela OpenAI, permite ajustar o resultado do Sora com uma mensagem de texto e uma funcionalidade para combinar duas cenas, usando IA.
A OpenAI lembra que os vídeos gerados com o Sora têm marcas de água visíveis e metadados C2PA para indicar que foram feitos com IA. A empresa alertou ainda para o facto de a «utilização indevida de carregamentos de conteúdos multimédia» poder resultar na «proibição ou suspensão de contas». Aqui, cabem, por exemplo, vídeos que mostrem conteúdo agressivo ou ofensivo. No YouTube é possível ver uma série de vídeos onde a OpenAI ensina a trabalhar com o Sora.