Os auriculares abertos são a alternativa para quem é alérgico a alguns dos materiais que os fabricantes usam para as tips dos earbuds, mas há uma realidade para a qual temos de nos preparar: o som é pior e o barulho do ambiente intromete-se na música. Este tipo de auricular começa a ser uma tendência: analisámos os Bose Ultra Open Earbuds há uns meses e acabaram por ser uma surpresa agradável (as expectativas também não eram muito elevadas). Por isso, foi com curiosidade que experimentámos os LinkBuds Open da Sony, a segunda versão deste modelo.
Entre as características que saltam logo à vista estão o tamanho e a qualidade de construção do estojo, cuja tampa tem um acabamento diferente da base onde se colocam os auscultadores para carregar. Os LinkBuds, em si, são pequenos e, ao contrário dos de outras marcas (Huawei e Bose) que usam um sistema tipo brinco, estes usam-se à entrada do canal auditivo e o altifalante (ou o ‘driver’, como os fabricantes gostam de lhe chamar) não tem pontas que entrem no ouvido – em vez disso, há um círculo aberto que fica encaixado à entrada.
Apesar de isto se traduzir num sistema diferente, que debita som um pouco melhor que o dos seus rivais, é muito mais fácil de caírem e se perderem para sempre; por isso, talvez fosse interessante repensar a forma como os LinkBuds Open se prendem às orelhas. Uma outra coisa que merecia mais carinho por parte da Sony era a aplicação para configurar os auscultadores: o design da interface faz lembrar a dos tempos do Android 8 e, entre downloads e instalações, as actualizações de firmware dos auscultadores demoram cerca de uma hora, o que é meio caminho para nunca se fazerem.
Graças ao design, os LinkBuds Open oferecem uma reprodução de som mais rica, quando comparados com os concorrentes. Todo o som é mais intenso, definido e os graves têm muito mais profundidade que noutros auriculares deste tipo. Se tiver paciência para usar a app, pode configurar o equalizador e melhorar a sua experiência. A Sony diz que uma carga dos auscultadores dá para oito horas: nos testes, ficamos perto desta valor.
Distribuidor: Sony
Preço: €200