A Cloudflare publicou a sua análise anual sobre a utilização da Internet, e é mais do mesmo em várias categorias principais. O tráfego global da Internet aumentou mais uma vez, e vários intervenientes chave, incluindo a Google, OpenAI, Binance, WhatsApp e Facebook, mantiveram a sua posição no topo das respectivas indústrias.
A quinta análise anual da Cloudflare registou um aumento de 17,2% no tráfego global da Internet em 2024. Tal como no ano passado, o crescimento foi limitado até meados de Agosto, e depois começou a acelerar de forma consistente até ao final de Novembro. Curiosamente, as interrupções também são claramente visíveis quando os dados são representados num gráfico.
Passando para o tráfego móvel, não é surpresa que mais de dois terços do tráfego móvel tenham origem em dispositivos Android. O tráfego da plataforma varia consoante a região, mas vale a pena salientar que o Android teve uma quota de mercado superior a 90% do tráfego móvel em mais de 25 regiões e países.
A Cloudflare observou níveis elevados de utilização do Android na Papua Nova Guiné e no Bangladesh, que têm níveis mais baixos de rendimento per capita em comparação com outras regiões. Na Dinamarca, onde a plataforma da Apple reina, a quota de mercado do tráfego de dispositivos móveis iOS atingiu um pico de 66%.
No geral, mais de 40% do tráfego global da Internet tem origem em dispositivos móveis. Esta é uma mudança bastante notável, considerando que a conectividade móvel à Internet era praticamente inexistente há apenas 15 anos.
Noutras áreas, foi outro ano de sucesso para a Google, com o gigante tecnológico a manter-se como o serviço de Internet mais popular, graças a um portefólio considerável de produtos de consumo. Facebook, Apple, TikTok e Amazon completaram os cinco principais fornecedores de serviços mais populares, por esta ordem.
Outra informação interessante do relatório da Cloudflare é o facto de o tráfego do serviço de Internet por satélite Starlink da SpaceX ter quase triplicado em 2024. Só nos EUA, o tráfego da Starlink cresceu mais de 2,5 vezes e no Brasil disparou mais de 17 vezes. A SpaceX acabará por ter uma concorrência séria no espaço por parte de concorrentes como a Amazon, mas por agora é a líder.
Em Portugal, a utilização de Internet subiu 28,7%, sendo os serviços mais populares, o Google, Facebook e Microsoft. Tal como aconteceu em todo o mundo, o tráfego do serviço Starlink também aumentou e bastante: 4,5 vezes em relação ao ano passado.
No que respeita à utilização das plataformas móveis, o Android corresponde 70,6% do tráfego enquanto os utilizadores de iOS são responsáveis por 29,4%. Um outro dado interessante é relativo à velocidade de download que em Portugal é em média de 218 Mbps.