Quase um ano e meio depois de termos experimentado o BlackWidow V4 Pro, chega o seu sucessor mais compacto, em formato 75% – ou seja, 25% mais pequeno que o V4 Pro original. Como é habitual neste tipo de “emagrecimento”, o que as marcas fazem é retirar o teclado numérico para tornar os teclados mais pequenos e, consequentemente, mais indicados para jogadores que gostem de andar com os seus periféricos em viagem ou para secretárias sem muito espaço. Mas não foi por se ter tornado mais pequena que esta versão fica abaixo da de tamanho completo – aliás, acontece o contrário, com o V4 Pro 75% a ser, neste momento, o teclado mais caro da Razer, uns impressionantes 349 euros.
Logo aqui dá para perceber que a marca não esteve muito preocupada em deixar funcionalidades e tecnologias de fora e o resultado não o esconde: tudo o que são tecnologias de ponta desta marca estão no Blackwidow V4 Pro 75%, a começar pelos switches tácteis Razer Orange (laranja) de 3.ª geração, cuja principal característica é serem bastante silenciosos – contudo, quem não gostar de teclar quase em “mute”, pode mudar para outro tipo de opção mais barulhenta, que dê aquele ar de que estamos a jogar como se o mundo fosse acabar. Em teclados de gaming, esta é mesmo uma das melhores experiências que tivemos nos últimos tempos, uma vez que somos adeptos de modelos em que teclar não seja uma sinfonia de ‘clacks’ e ‘tracks’ capaz de acordar os vizinhos.
Outra tecnologia Razer que chega ao V4 Pro de 75%, em relação ao modelo original, é a conectividade wireless HyperSpeed (de 2,4 Hz), algo que pode apelar a quem gosta de um setup sem cabos a atrapalhar. Se não quisermos usar este recurso, basta ligar o Bluetooth, em que podemos ter até três computadores ligados ao teclado. O facto de ser wireless levanta sempre a questão da autonomia, que a marca diz ser de 2100 horas no modo de poupança de energia – o problema é que dificilmente alguém vai querer usar um teclado de 349 euros sem ter o RGB ligado (com iluminação individual por tecla), por isso este valor nem pode ser considerado para jogadores a sério. A vantagem é que podemos ver sempre o estado da bateria numa das outras principais novidades deste teclado: o ecrã monocromático de 2 x 0,5 polegadas no canto superior direito. Este, pode ser personalizado com várias informações, mas como está numa posição horizontal, muitas vezes nem conseguimos ver o que lá é mostrado – talvez a abordagem correcta fosse ter um ângulo de 45 graus, para quem gosta de jogar mais refastelado.
Distribuidor: Razer
Preço: €349
Ficha Técnica
Tipo: analógico com switches tácteis Orange
Iluminação: RGB
Teclas de multimédia: 1 (command dial)
Ligações: HyperSpeed (2,4 Ghz), Bluetooth 5.1
Dimensões: 329 x 160 x 40 mm