A Startup Portugal anunciou a abertura das inscrições para a edição de 2025 do Business Abroad, o programa que apoia a internacionalização de startups nacionais através da participação em grandes conferências tecnológicas internacionais.
Segundo António Dias Martins, director executivo da entidade de promoção da inovação nacional, «a iniciativa é também uma montra do potencial do ecossistema português, destacando Portugal como um verdadeiro hub de empreendedorismo».
O programa destina-se a startups com «presença em Portugal (com NIF português), que já detenham o seu próprio produto ou solução única de software, e que sejam independentes e não subsidiária de outra organização maior».
Nesta edição do Business Abroad há oito eventos confirmados (Techarena, Web Summit Qatar, Vancouver e Rio, 4YFN, South Summit, VivaTech, Startup Summit e Switch), ou seja, mais dois do que no ano anterior.
As candidaturas estão abertas até 2 de Março de 2025, com excepção dos três primeiros eventos, Techarena, Web Summit Qatar e 4YFN, que fecham a 27 de Dezembro de 2024 dado que ocorrem já no primeiro trimestre do próximo ano.
Além da participação nos eventos, as startups vão beneficiar de acesso à «área de exposição nas conferências, eventos paralelos de networking com investidores e players relevantes dos ecossistemas locais. consultoria das equipas da AICEP nos países de destino, sessões de pitch», entre outras actividades.
António Dias Martins. destaca ainda que «o Business Abroad tem vindo a afirmar-se como um dos mais importantes programas estratégicos para impulsionar a internacionalização das startups portuguesas», tendo apoiado já 310 destas empresas.