Utilizando inteligência artificial e processamento de linguagem natural, o Perplexity AI decifra a intenção por trás das pesquisas e procura na Web em busca da melhor resposta. Em vez de, simplesmente, apresentar uma lista de links ou respostas sem contexto, gera uma resposta completa e informativa, com links para as fontes utilizadas, permitindo que o utilizador avalie a fiabilidade da informação.
Directo ao assunto, mas com mais informação
Imagine, por exemplo, que precisa de saber a altura do Monte Evereste. Num motor de busca tradicional, como o Google, veríamos uma resposta directa (apenas o valor da altura e um pequeno resumo) seguida de uma lista de links para sites sobre este tema e tínhamos de ser nós a encontrar mais informação.
Com o Perplexity AI, a resposta, 8848,86 metros, aparece de imediato, acompanhada de informação que nos mostra como a altura é calculada e de contexto histórico que inclui links para os sites onde foi encontrada. Esta abordagem de ‘respostas contextualizadas’ vai além daquilo que os motores de busca conseguem fazer, embora o Google e o Bing já ofereçam mais informação que um conjunto de links, não a estruturam numa resposta criada à medida da pergunta.
Tudo às claras
Uma das diferenças entre o Perplexity AI e outros serviços deste tipo é a transparência. Ao fornecer links para as fontes utilizadas na geração da resposta, permite que o utilizador avalie a credibilidade da informação e aprofunde o tema. Esta funcionalidade é essencial num mundo onde a desinformação se espalha rapidamente.
Outro ponto forte é a capacidade de personalização. Podemos escolher entre diferentes modelos de linguagem, cada um com as suas próprias características e especialidades. Esta flexibilidade permite que o Perplexity AI se adapte às necessidades de cada utilizador, como um estudante à procura de informação para um trabalho escolar ou um profissional que precisa de dados para uma apresentação.
O Perplexity AI está disponível em duas modalidades – a ‘Básica’, gratuita, limitada ao modelo de IA da própria Perplexity; e a ‘Pro’, que, por uma mensalidade de vinte dólares (cerca de dezanove euros), dá acesso a vários modelos de linguagem e permite carregar ficheiros ilimitados, para criar um modelo personalizado.
Além de uma simples pesquis
O Perplexity AI consegue fazer mais que responder a perguntas: também pode fornecer resumos de tópicos complexos, comparar diferentes produtos, serviços e, até, gerar textos criativos, como poemas e guiões. Este motor de busca ainda está em desenvolvimento, mas já mostra um grande potencial. A capacidade de entender a linguagem natural e de fornecer respostas directas, coloca-o como um forte candidato a desafiar os gigantes da busca, como o Google e o Bing.