A Intel anunciou hoje que o CEO, Pat Gelsinger, vai abandonar o cargo e o conselho de administração da empresa imediatamente. A empresa já nomeou dois CEO interinos, David Zinsner e Michelle Johnston Holthaus para gerirem o dia-a-dia da Intel até à escolha de um novo CEO.
Pat Gelsinger esteve na Intel durante 30 anos anos e participou directamente no desenvolvimento do 486. Saiu da empresa em 2009 para ir para a EMC e regressou em 2021, depois de ter sido CEO da VMware. O comunicado da Intel não dá quaisquer detalhes acerca do futuro de Gelsinger.
Os quatro anos em que Pat Gelsinger esteve ao leme da Intel não foram muito fáceis. A empresa tem tentado reganhar a sua glória passada, tanto com o lançamento de novos métodos de fabrico como com produtos inovadores. Recentemente, a empresa embarcou num processo de redução de custos que envolveu o despedimento de 15% da sua força de trabalho até ao final do ano para tentar voltar a ser rentável. Este é o maior despedimento colectivo da história da Intel.
Para além da redução de custos, a empresa também considerou vender algumas das suas divisões e até recebeu ofertas de aquisição por parte nomeadamente da Qualcomm e da Arm.