Quer seja justificado ou não, os AirPods da Apple tornaram-se a escolha padrão para a maioria dos proprietários de iPhone que procuram novos auriculares sem fios. Se usa um telemóvel Android, no entanto, as melhores opções não são tão óbvias. Se está à procura de um novo par, permita-nos ajudar. Apresentamos abaixo as nossas principais recomendações de auscultadores true wireless para utilizadores de dispositivos Android. Quer pretenda um cancelamento de ruído potente, um par que resista ao ginásio ou apenas algo que funcione bem com um telemóvel Galaxy ou Pixel, aqui estão as nossas escolhas para Android.
Melhores auriculares Android em geral
Sony WF-1000XM5
Os Sony WF-1000XM5 têm quase tudo o que queremos de uns auriculares sem fios premium. O seu design pequeno e arredondado deve ser confortável e seguro na maioria dos ouvidos. São quase incomparáveis a silenciar o ruído exterior, graças a uma poderosa funcionalidade ANC e auriculares de espuma viscoelástica que fazem um trabalho notável no isolamento passivo do som. Têm um som excelente logo de início, especialmente se gosta de um perfil mais quente com graves elevados, mas pode personalizar facilmente a curva de equalização através da aplicação da Sony, e conseguem realçar os detalhes dos agudos de qualquer forma.
Também estão repletos de funcionalidades extra, incluindo conectividade multiponto, tecnologia Google Fast Pair, suporte para o codec LDAC e áudio espacial, a capacidade de alternar automaticamente entre os modos ANC e de som ambiente e muito mais. A caixa de carregamento sem fios é convenientemente pequena, enquanto a autonomia de oito a 12 horas dá pouco a reclamar.
Ainda assim, os XM5 ainda não são perfeitos. Os microfones incorporados não são os mais nítidos para chamadas telefónicas. A classificação de resistência à água IPX4 podia ser maior. Algumas pessoas podem achar os auriculares de espuma viscoelástica um pouco demasiado “cheios”. Também custam cerca de 300 euros, o que está longe de ser acessível. Mas nenhuns, como se costuma dizer: a qualidade paga-se.
Prós
- Qualidade de áudio forte e personalizável
- Devem ser confortáveis para a maioria
- Muitas funcionalidades úteis
Contras
- Caros
- Auriculares de espuma viscoelástica não são para todos
- Sem melhoria na duração da bateria em relação ao modelo anterior
Melhores auriculares de baixo custo para Android
Anker Soundcore Space A40
Se não tiver centenas de euros para gastar, os nossos auriculares sem fios favoritos na gama económica são os Anker Soundcore Space A40. Com um preço frequente entre os 50 e os 80 euros, este par tem o tipo de funcionalidades que esperaríamos de auriculares que custam o dobro: ANC genuinamente potente, conectividade multiponto, carregamento sem fios, uma autonomia de oito a dez horas, suporte para LDAC, boa resistência à água IPX4 e um modo de som ambiente. Não têm o som mais resoluto ou rico em detalhes de origem, o que não surpreende, mas o seu perfil de equalização oferece graves agradáveis e fortes sem os distorcer completamente. Se quiser adicionar mais presença de agudos, pode personalizar o equalizador através de uma aplicação complementar fácil de usar. Os auriculares em si também são pequenos, redondos e confortáveis.
A principal desvantagem é a qualidade das chamadas, porque o microfone incorporado não funciona muito bem em ambientes ruidosos e não lida muito bem com sons sibilantes. Também não há detecção de uso, pelo que a música não será pausada automaticamente quando remover um auricular. Também não suportam a tecnologia Fast Pair do Google, embora os auriculares devam memorizar o seu dispositivo e a ligarem-se automaticamente depois de os emparelhar pela primeira vez. Mas pelo preço, é difícil reclamar.
Prós
- Excelente ANC para o preço
- Som quente e agradável
- Confortável e compacto
- Boa autonomia da bateria
Contras
- Sem detecção automática de uso
- Qualidade de chamada medíocre
- O som não é tão nítido como nas opções de gama mais alta (como esperado)
Melhores auriculares para qualidade de som
Sennheiser Momentum True Wireless 4
Determinar qual o conjunto de auriculares com a “melhor” qualidade de áudio é sempre uma tarefa ingrata – no final das contas, vai depender do gosto pessoal. Mas se tivéssemos que escolher um par de que gostámos particularmente para música, escolheríamos os Sennheiser Momentum True Wireless 4. Têm um perfil sonoro ligeiramente quente, mas detalhado e convidativo de origem, o tipo que funciona bem com a maioria da música pop. Há uma ênfase extra nos graves, mas os graves são bem controlados no geral, enquanto um intervalo médio maioritariamente neutro faz com que a instrumentação na maioria das faixas soe de forma clara. Os agudos são um pouco discretos, pelo que os vocais ou pratos podem nem sempre soar tão brilhantes como alguns gostariam, mas é suave. Em geral, o carácter descontraído da afinação padrão torna-os fáceis de ajustar na aplicação da Sennheiser. Estes auscultadores também suportam codecs de alta resolução como aptX Lossless e aptX Adaptive, o que pode ajudar a reproduzir alguns detalhes mais finos com os ficheiros de música apropriados.
Para além disto, os auriculares da Sennheiser são bem construídos e têm classificação IP54, além de poderem ligar-se a dois dispositivos simultaneamente. A autonomia da bateria também é competitiva, com cerca de sete ou oito horas por carga. Dito isto, o ANC adaptativo, embora bom, não está ao nível do Sony WF-1000XM5 ou dos Bose QuietComfort Ultra Earbuds. A qualidade das chamadas também não é tão nítida como a do par da Sony, e o design pode parecer volumoso se tiver ouvidos mais pequenos. Também não há suporte para o Google Fast Pair. Com um PVP de 300 euros, não são baratos, mas se gosta de um pouco de graves e se preocupa com a qualidade de áudio acima de tudo, os Momentum são uma boa alternativa premium à nossa principal escolha.
Prós
- Qualidade de som detalhada e fácil de desfrutar
- Suporta codecs de áudio de alta resolução
- Boa autonomia da bateria
Contras
- ANC não está ao nível do Sony WF-1000XM5
- Caro
- Sem áudio espacial
Melhores auriculares Android para treinar
Beats Fit Pro
A maioria das nossas escolhas acima funcionam bem no ginásio, mas se está a comprar uns auriculares principalmente para treinar, experimente os Beats Fit Pro. Sim, estamos a recomendar uns auriculares da Apple num guia de compras para Android. Mas embora funcionem melhor com iPhones, a maioria das suas funcionalidades de estilo AirPods também estão disponíveis no Android através da aplicação Beats. Pode emparelhá-los com um toque através de um pop-up, ver um mapa com a sua última localização conhecida, alternar entre os modos ANC e de som ambiente a partir do ecrã inicial, redefinir os controlos e verificar o nível da bateria a partir da bandeja de notificações. Não há suporte para codecs de alta resolução, mas em geral a perda de funcionalidades do iOS para o Android não é tão grande como com os AirPods.
A principal razão pela qual recomendamos o Fit Pro é o seu design leve, que tem umas “barbatanas” de silicone flexíveis que mantêm os auriculares seguros no lugar enquanto se movimenta. A sua classificação de resistência à água IPX4 não é a melhor, mas deve ser suficiente para todos, excepto os que mais suam no ginásio. Também gostamos que os Fit Pro usem botões físicos para ajustar o volume ou saltar faixas, uma vez que os controlos de toque podem ser complicados quando está a tentar acompanhar um treino. O seu som enérgico também é adequado para o ginásio, com um impulso notável, mas não avassalador, nos graves e agudos. Não é para puristas da qualidade do som, mas é energético.
Se não procura especificamente auriculares para treino, ainda pode encontrar melhores opções. O Fit Pro não tem carregamento sem fios nem conectividade multiponto, e não há forma de personalizar o equalizador se não gostar do som padrão. Os seus microfones incorporados não são nada de especial para chamadas telefónicas, e a autonomia de cinco a seis horas está no limite do aceitável. A caixa de carregamento também é um pouco grande. Além disso, embora o modo ANC seja suficientemente útil para reduzir o ruído de um ginásio, é claramente inferior às melhores opções do mercado.
Prós
- Design seguro para treinos
- Som enérgico adequado para o ginásio
- Botões de controlo físico
Contras
- Sem carregamento sem fios ou conectividade multiponto
- Autonomia da bateria apenas aceitável
- ANC bom mas nada de especial
Os melhores auriculares sem fios para telemóveis Pixel
Google Pixel Buds Pro 2
Os Pixel Buds Pro 2 são explicitamente concebidos para funcionar em harmonia com outros dispositivos Pixel, por isso vale a pena considerá-los se estiver à procura de uns auscultadores e é um fã dos telemóveis do Google. Vêm com uma série de funcionalidades úteis, desde toque remoto e um modo de “detecção de conversação” a um equalizador personalizável e comutação automática entre dispositivos emparelhados com a sua conta Google. (Também tem acesso mãos-livres ao chatbot IA Gemini da Google, embora não diríamos que isso seja essencial.) Ainda pode aceder à maioria das vantagens dos Pixel Buds noutros dispositivos Android ao descarregar uma aplicação separada, mas toda a funcionalidade está integrada nos telemóveis Pixel de forma nativa. Isto significa que pode gerir os auriculares, verificar o estado da bateria e afins directamente nos menus das definições do dispositivo.
Os auriculares em si são perfeitamente competentes, com um design pequeno mas confortável, ANC decente para o preço, cerca de oito horas de autonomia, qualidade de chamada adequada e um som agradável com graves fortes e agudos estendidos. Dito isto, ainda obterá uma qualidade de áudio mais rica e um cancelamento de ruído mais robusto com os Sony ou Sennheiser, por isso aqueles que não estão totalmente dedicados ao hardware do Google podem sentir-se à vontade para procurar outras opções.
Prós
- Integração perfeita com telemóveis Pixel
- Design pequeno e confortável
- Som agradável
Contras
- Os painéis tácteis de pequenas dimensões requerem precisão
- ANC não está ao nível do Sony WF-1000XM5
Os melhores auriculares sem fios para telemóveis Samsung
Samsung Galaxy Buds 3 Pro
Os Samsung Galaxy Buds 3 Pro estão para os telemóveis Galaxy como os Pixel Buds Pro 2 estão para os telemóveis Pixel. Usá-los com um telemóvel Samsung desbloqueia algumas vantagens específicas do ecossistema, incluindo o codec Samsung Seamless de alta resolução, uma ferramenta de tradução em tempo real e um “Modo de Jogo” que reduz a latência. Isso para além de funcionalidades como áudio espacial, um equalizador gráfico, um localizador de dispositivos perdidos, ANC adaptativo, comandos de voz simplificados e comutação automática entre dispositivos Samsung.
O resto do pacote acerta mais do que erra, embora existam alguns problemas que vale a pena mencionar. O design com haste é muito semelhante ao dos AirPods Pro, mas com umas tiras LED estranhas e desnecessárias nas hastes. O ANC também não está ao nível dos Sony XM5, e a autonomia de seis horas é menor do que muitos outros auriculares topo de gama. Também não há suporte para codecs de alta resolução com telemóveis que não sejam da Samsung. Do lado positivo, o modo de som ambiente funciona bem. E o mais importante, estes auriculares têm um som excelente de origem, com graves completos e fortes complementados por agudos e médios-altos amplamente detalhados.
Prós
- Integração perfeita com telemóveis Samsung
- Excelente qualidade de áudio
- Ajuste confortável
- Som ambiente natural
Contras
- Precisa de um telemóvel Samsung para tirar o máximo proveito deles
- Autonomia da bateria é menor do que alguns rivais
- Design com luzes LED
O que procurar em auriculares sem fios para dispositivos Android
Na sua maioria, as funcionalidades que se procuram num conjunto de “auriculares Android” são as mesmas que se procuram em quaisquer outros auriculares. Qualidade de som agradável, um ajuste confortável e autonomia de bateria suficiente continuam a ser os mínimos. Uma resistência à água adequada é boa para treinos, e ninguém quer um mau microfone para fazer chamadas. Assim que se aproxima dos 100 euros, funcionalidades como cancelamento activo de ruído (ANC), carregamento sem fios, um modo de som ambiente (que lhe permite ouvir melhor o ruído exterior sem desligar a música) e conectividade multiponto (a capacidade de emparelhar com vários dispositivos simultaneamente) devem ser esperadas.
Para dispositivos Android especificamente, existem alguns extras a considerar. Uma aplicação dedicada que facilite a mudança de modos de som, personaliza o perfil de áudio, localiza os seus auriculares se alguma vez se perderem ou ajusta outras definições é fortemente recomendada.
Funcionalidades como Google Fast Pair ou emparelhamento baseado em NFC, que podem ajudar a evitar ter que vasculhar o menu Bluetooth para ligar os auriculares pela primeira vez, também são vantagens agradáveis. Alguns dispositivos Android também podem utilizar codecs Bluetooth de alta qualidade, como o aptX Adaptive ou o LDAC da Sony – estes não são tão importantes para a qualidade de áudio como a arquitectura real dos auriculares, mas podem ajudar a extrair um pouco mais de detalhe se os auriculares forem suficientemente capazes e estiver a reproduzir ficheiros de áudio sem perdas. O aptX Adaptive também pode ajudar a reduzir a latência, o que é bom para streaming de vídeo ou jogos.
A diversidade é o maior ponto forte do Android, mas também significa que alguns auriculares sem fios funcionam melhor com certos dispositivos, normalmente os fabricados pela mesma empresa. Os auriculares Samsung recentes, por exemplo, vêm com algumas vantagens que só estão disponíveis se usar um telemóvel Galaxy.