No final de Novembro, um grupo de investigadores escreveu uma carta aberta ao Governo a pedir um reforço do investimento em ciência. Esta iniciativa aconteceu na sequência de o Governo ter, no Orçamento de Estado, cortado parte do financiamento atribuído à Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Agora, e para esclarecer os investigadores sobre as «oportunidades de financiamento entre 2025 e 2027», a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa | Nova FCT e a Agência Nacional de Inovação (ANI) vão organizar a conferência ‘Funding the Future and New Directions for FP10’.
«Num momento de incerteza em relação ao financiamento à investigação», esta iniciativa «pretende capacitar a comunidade científica, tecnológica e empreendedora» nacional, dizem os responsáveis pela conferência.
No programa, estão apresentações de António Grilo (presidente da ANI) e de Ana Sutcliffe e Ricardo Carvalho, (representantes dos Pontos de Contacto Nacional), onde serão mostrados os «guias fundamentais para financiamento no Horizon Europa» e as «perspectivas entre 2025 e 2027, no âmbito do Horizonte Europa e Programa-Quadro (PQ10)».
A conferência ‘Funding the Future and New Directions for FP10’ acontece no dia 11 de Dezembro, entre as 14:30 e as 17 horas no Auditório da Nova FCT. A entrada é gratuita, mas é preciso fazer uma inscrição.