A Apple está alegadamente, a preparar uma remodelação ao Magic Mouse – pelo menos é o que diz Mark Gurman, o especialista do Bloomberg em notícias Apple. O rato que a marca lançou em 2009 começou por ser alimentado por duas pilhas AA mas, em 2015, passou a ter uma bateria interna e a ser carregado via USB.
Esta mudança, há nove anos, foi o que começou a gerar críticas por parte dos utilizadores e não pelo facto de ter pouca autonomia (dura cerca de um mês): a porta Lightning fica na base do Magic Mouse, pelo que não é possível usá-lo quando está a carregar.
A opção por outra forma de carregar o rato será mesmo o foco da Apple para criar a terceira geração. Mark Gurman diz que a equipa de design da Apple desenvolveu «protótipos nos últimos meses com o objectivo de lançar algo que se adapte melhor à era moderna».
Ainda assim, o lançamento não será para já, até porque o Magic Mouse acabou de receber uma pequena actualização: uma porta USB-C. Assim, o jornalista do Bloomberg aponta um prazo de «doze a dezoito meses» para que a Apple lance o seu próximo rato.
Para já, ainda não há mais dados sobre as mudanças que vão aparecer no Magic Mouse Gen 3. A inclusão de uma porta de carregamento na parte frontal iria obrigar a fazer uma mudança de design mais radical, uma vez que, no actual form factor, não há espaço para incluir uma ligação nesta zona do rato.
A lateral tem sido apontada como uma alternativa, mas desta forma o rato continuaria a não ser prático de usar enquanto estivesse a carregar; outras possibilidades são uma base Mag Safe para o fazer por indução ou mesmo um tapete de rato específico que o consiga de forma permanente.