A CES Las Vegas começa logo na segunda semana de Janeiro e será o palco para várias empresas mostrarem as suas novidades e definirem as tendências tecnológicas de 2025. Uma delas será a nova norma HDMI 2.2
O HDMI Forum, a entidade que regula este tipo de ligação, marcou uma conferência de imprensa para dia 6 de Janeiro, na CES, onde, ao que tudo indica, vai revelar as especificações desta nova norma.
Segundo o site VideoCardz, este anúncio será feito na mesma altura em que Nvidia e AMD vão apresentar as novas placas gráficas GeForce RTX 50 e Radeon RX 8000 que, além de DisplayPort 2.1, já vão ser compatíveis com HDMI 2.2 – no convite enviado a vários meios de comunicação dos EUA, o HDMI Forum diz que esta norma será irá permitir ter uma «vasta gama de resoluções e taxas de actualização mais elevadas».
Neste momento, não há mais informações sobre as especificações do HDMI 2.2, mas há um dado que já está garantido: será preciso um novo cabo para tirar partido das características desta ligação, confirmou o HDMI Forum.
Para termos uma ideia do salto que o HDMI 2.2 pode representar, a actual norma é compatível com uma largura de banda de 48 Gbps, taxas de actualização variáveis de até 120 Hz e resoluções de até 10 240 x 4320, números que podem “saltar” para o dobro (ou até mais).