Na sexta-feira passada, o grupo de hackers Massgrave anunciou no Twitter/X que tinha conseguido “o maior avanço de sempre na pirataria do Windows e Office”. Esta novo método permite, aparentemente, activar permanentemente particamente todas as versões recentes do Windows e Office, a partir do Windows Vista até ao Windows 11 e Windows Server 2025. Este método também permite a activação em volume através do modelo Key Management Services que usa servidores e clientes.
O Massgrave é um grupo bastante conhecido no meio da pirataria e é conhecido pela criação de scripts desenhados para a activação de software da Microsoft.
Recentemente, o projecto Microsoft Activation Scripts (MAS) anunciou um grande desenvolvimento na activação de software Microsoft.
De acordo com os hackers, foi possível ultrapassar praticamente todo o esquema de protecção que faz funcionar o modelo de licenciamento do Windows e do Office. Espera-se que este novo método seja lançado publicamente nos próximos meses.
This is the largest breakthrough in Windows / Office piracy ever.
This solution will be available in the coming months—stay tuned for updates! pic.twitter.com/8wwM3JjSJF
— MAS (@massgravel) November 29, 2024
Alegadamente, este método também permite activar licenças ligadas ao programa Extended Security Updates (ESU), que permite a utilizadores com Windows 10 acederem gratuitamente a actualizações de segurança mesmo depois do final do suporte técnico deste sistema em Outubro de 2025. O método agora anunciado é descrito como simples e eficiente porque não requer a instalação de software de terceiros ou quaisquer modificações nos ficheiros de sistema.
O projecto MAS oferece um conjunto de ferramentas para a activação não autorizadas de cópias do Windows e Office. Embora este seja um projecto com muitos participantes, há pouco informação acerca do novo método anunciado agora.
Embora a Microsoft possa, teoricamente, implementar correcções para impedir o novo hack de funcionar, isto requer uma alteração de fundo no código do DRM do software e a implementação de um método de activação completamente novo.