A Microsoft descobriu recentemente um bug em algumas instalações do Windows 11 que pode impedir que certos utilizadores recebam actualizações de segurança para proteger os seus sistemas. Infelizmente, basta instalar o Windows a partir de um CD ou unidade USB para causar a falha.
O bug afecta especificamente as instalações do Windows 11 24H2 criadas com recurso a suportes de instalação preparados manualmente que incluem as actualizações de segurança de Outubro ou Novembro de 2024. Os sistemas afectados não aceitam futuras actualizações de segurança do Windows, o que significa que os dispositivos podem ficar expostos a ciberataque, conforme foi relatado pelo site Bleeping Computer.
Este problema é generalizado e afecta os utilizadores que configuraram manualmente PC em ambientes empresariais ou educacionais, bem como pessoas que construíram recentemente os seus próprios sistemas. Felizmente, o bug não afecta os PC que receberam as actualizações de Outubro ou Novembro através dos canais habituais, como o Windows Update ou o catálogo do Microsoft Update.
A Microsoft reconheceu o problema e está a trabalhar numa solução. Entretanto, a empresa recomenda a criação de um novo suporte de instalação do Windows 11 que inclua a actualização de segurança de Dezembro de 2024. Esta build do sistema operativo, que foi lançada a 10 de Dezembro, não desencadeia o bug de actualização. Ao usar este método para resolver o problema, os utilizadores terão de começar do zero com uma nova instalação do Windows, mas devem conseguir obter as actualizações de imediato.
Para evitar problemas em instalações futuras, a Microsoft recomenda garantir que todos os suportes de instalação do Windows 11 24H2 incluam a actualização de segurança mensal mais recente. OS utilizadores podem sempre obter a build oficial mais recente do Windows directamente da Microsoft. Por tudo isto, é aconselhável criar um novo suporte de instalação do Windows 11 para o caso de ter de reinstalar o sistema operativo.