A Entangled Space (N10GLED) é a grande vencedora do Born from Knowledge – BfK Awards, atribuído pela Agência Nacional de Inovação (ANI). Esta startup de Évora estava no grupo de finalistas com mais cinco concorrentes: EfpClinic, Seedsight, Designest, LYNX e Multiple Sclerosis Success.
O júri decidiu dar o prémio a um projecto que tem como base o desenvolvimento de um «sistema de distribuição de chaves quânticas (QKD) via satélite», uma solução que «responde à crescente ameaça dos computadores quânticos à segurança das comunicações digitais», diz a ANI.
Esta inovação da N10GLED surge num contexto em que os computadores quânticos, cuja chegada ao mercado está prevista para 2025, já terão a capacidade de crackar os sistemas de criptografia «actualmente usados para proteger dados sensíveis».
«A tecnologia desenvolvida pela N10GLED baseia-se na física quântica e não em cálculos matemáticos, garantindo uma resistência única, mesmo face às capacidades computacionais infinitas», explica a startup de Évora.
Para isso, são criadas chaves criptográficas «ultra seguras» que protegem comunicações contra «possíveis ataques de ‘armazenar agora, descriptografar depois’». Este tipo de crime tem como conceito roubar e guardar informação para que, no futuro, consiga ser descodificada (quando houver tecnologia que o possa fazer).
Estas chaves resolvem ainda outro problema: a limitação a redes de fibra óptica. A N10GLED está a «trabalhar em soluções inovadoras baseadas em satélites, garantindo que as comunicações permaneçam invioláveis, independentemente dos avanços tecnológicos», diz Rui Semide, CEO da startup.
Com a conquista do Born from Knowledge Awards, a N10GLED (que foi fundada em Março de 2023) recebe 2500 euros.