A Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais, vai receber um «festival organizado por cidadãos» que se vai debruçar sobre o tema dos serviços e direitos digitais, num momento me que o «Governo enviou para o Parlamento a proposta de lei que transpõe o regulamento europeu dos serviços digitais».
Segundo a organização, que conta com o apoio da universidade Nova School of Law, estarão presentes «todas as entidades reguladoras do sector, desde a Anacom à ERC». Este festival vai ainda contar com «líderes empresariais, académicos e membros da sociedade civil».
No programa está uma intervenção de Sandra Maximiano (presidente da Anacom): ‘Economia digital: regulação para o crescimento e bem-estar’. Segue-se uma apresentação de Leonardo Vanneschi, professor catedrática da Nova Information Management School e «especialista em machine learning e ciência de dados».
Segundo Daniela Antão, fundadora do Festival dos Direitos Digitais (advogada, doutoranda na Nova School of Law e membro do Data-Driven Law Knowledge Centre), esta iniciativa «surge de uma visão de progresso colaborativo, onde diferentes perspectivas se unem para moldar um futuro digital mais equitativo».
O principal objectivo passa por «aproximar os defensores dos direitos digitais e as empresas, ouvir a perspectiva das entidades reguladoras e tornar o conhecimento técnico acessível a todos», diz a responsável. O Festival de Serviços Digitais acontece 9 de Dezembro e começa pelas 9 horas; as inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.