Uma versão beta do cliente Steam, lançada recentemente, tem uma nova funcionalidade para gerir as actualizações dos jogos que estão nas bibliotecas dos utilizadores. A partir de agora é possível adiar os downloads obrigatórios, esta é uma melhoria há muito aguardada que irá beneficiar todos os que têm quotas mensais de download ou restrições de largura de banda.
Com esta actualização, o Steam está a dar aos jogadores mais controlo sobre as actualizações dos títulos instalados. Como a maior plataforma de jogos para PC, a Valve está a ir além da abordagem tradicional às actualizações, com o objectivo de equilibrar os downloads instantâneos com um uso mais eficiente da largura de banda disponível.
A Valve publicou um artigo no site do serviço em que explica ao detalhe as alterações ao sistema de actualizações do Steam, com o anúncio de novas opções gerais e por jogo. Por enquanto, a versão actual do cliente ainda usa a política tradicional, em que as actualizações para jogos jogados recentemente são descarregadas logo após o lançamento. Para jogos que não são jogados há algum tempo, o Steam “pode” adiar os downloads por alguns dias, agrupando várias actualizações.
Actualmente, os utilizadores têm a opção de agendar downloads para horários em que é provável que os seus PC estejam desligados. No entanto, a Valve reconhece que o comportamento predefinido nem sempre é o ideal. Por exemplo, alguns utilizadores podem querer atrasar as actualizações para jogos que ocupam mais espaço até que estejam preparados para alocar o tempo e a largura de banda necessários.
A versão beta mais recente do Steam introduz uma nova opção na secção “Downloads” do cliente, dando aos utilizadores mais controlo sobre as actualizações. Agora pode optar por deixar o Steam decidir quando aplicar as actualizações ou adiá-las até que o jogo seja iniciado novamente.
Para jogos com definições de actualização específicas, um novo controlo no menu de gestão “Excepções” permite personalizar o comportamento de download individualmente.
No entanto, instalar actualizações no momento do lançamento corre o risco de fazer com que o Steam pareça mais uma consola, uma mudança que os jogadores de PC provavelmente não irão receber bem. Os utilizadores das PS5 ou Xbox já estão há muito familiarizados com a frustração de esperar por actualizações do sistema e patches de jogos antes de poderem começar a jogar.
A Valve não deu uma data concreta para a disponibilização ao público em geral destas funcionalidades de gestão de downloads. Entretanto, os jogos AAA modernos continuam a exigir downloads enormes, muitas vezes centenas de gigabytes, e a tendência não mostra sinais de abrandamento.