A Nvidia, a empresa que mais ganhou com a popularidade crescente das tecnologias de Inteligência Artificial, tem agora a mira apontada para o que vê como a próxima grande área de crescimento: a robótica.
Uma reportagem do Financial Times revelou os planos da Nvidia para dominar este mercado. A reportagem destaca como Deepu Talla, vice-presidente da área de robótica na Nvidia, acredita que o mercado da robótica atingiu um ponto de inflexão onde a IA física e a robótica estão prestes a entrar num período de grande crescimento.
“O momento ChatGPT para a IA física e a robótica está ao virar da esquina”, disse Talla à publicação, acrescentando que acredita que o mercado atingiu um “ponto de viragem”.
Para capitalizar sobre isto, a Nvidia quer posicionar-se como a plataforma de eleição para a robótica. A empresa já oferece uma gama completa de produtos para este sector, que inclui o software para treinar modelos de IA fundamentais em sistemas DGX, a sua plataforma de simulação Omniverse e o hardware Jetson.
No entanto, as coisas vão acelerar no próximo ano, com a Nvidia a planear lançar o seu mais recente produto para o controlo de robôs chamado Jetson Thor. Esta será a mais recente adição à plataforma Jetson da empresa, que é uma linha de computadores compactos concebidos para aplicações de IA. No entanto, o Jetson Thor será um modelo focado especificamente na robótica.
Talla diz que existem actualmente dois avanços chave que impulsionam o optimismo da Nvidia em relação à robótica. O primeiro é a grande evolução dos modelos de IA generativa. O segundo é a capacidade de treinar robôs com esses modelos fundamentais em ambientes simulados.
Vale a pena mencionar que Talla desempenhou um papel fundamental na entrada da Nvidia no mercado da robótica. Quando, em 2013, Talla se juntou à empresa para trabalhar no chip móvel Tegra. A empresa redireccionou esses engenheiros para o treino de veículos autónomos, o que acabou por levar ao lançamento dos módulos Jetson em 2014.
Quanto a onde o Jetson Thor será útil, podemos tirar conclusões olhando para os recentes investimentos feitos pela Nvidia. No início deste ano, a startup de robótica Figure AI angariou 675 milhões de dólares de investidores, incluindo a Nvidia, Jeff Bezos, a Microsoft e OpenAI. A Apptronik, outra empresa de robótica que usa a tecnologia da Nvidia, fez recentemente uma parceria com a subsidiária DeepMind da Google.
O impulso da robótica surge numa altura em que a Nvidia enfrenta uma concorrência crescente no domínio dos chips de IA por parte de empresas como a AMD. Embora a IA ainda represente uns massivos 88% dos 35 mil milhões de dólares de receita trimestral da Nvidia, a empresa tem de explorar novos mercados para continuar a expandir-se. Até porque, de acordo com a BCC Research, o valor total do mercado da robótica vai crescer dos 78 mil milhões de dólares actuais para 165 mil milhões de dólares até ao final de 2029,