O mais recente tablet desta sub-marca da Xiaomi tem uma boa e robusta construção: um corpo em alumínio que mostra a aposta na qualidade, mesmo neste tipo de equipamento, com preços mais acessíveis. O ecrã de 12,1 polegadas é um dos pontos de destaque, com cores vívidas, excelente brilho, uma taxa de actualização máxima de 120 Hz e compatibilidade com Dolby Vision. A experiência de utilização foi excelente, quer a ver filmes e séries, jogar, desenhar e trabalhar; já o o som, graças às suas quatro colunas com certificação Dolby Atmos, complementa bem o uso do Redmi Pad Pro para entretenimento, apesar de não ser equivalente ao Lenovo Tab Plus que testámos na edição anterior e que faz do áudio a sua “bandeira”.
As câmaras têm resultados aceitáveis (para uma utilização ocasional quando temos de fazer uma fotografia momentânea) mas têm pouco detalhe e cor. De qualquer forma, não nos parece que este seja o elemento mais valorizado quando se pensa em comprar um equipamento destes.
A nível de desempenho, o tablet da Xiaomi também de destaca e os benchmarks revelam valores sempre muito perto dos melhores na categoria abaixo dos quatrocentos euros. No dia-a-dia, o Redmi Pad Pro mostrou-se também um bom companheiro de trabalho, tal como para lazer, com um uso muito fluído graças ao processador Qualcomm Snapdragon 7s Gen 2.
A autonomia é boa, mas se ”puxarmos” muito pelo tablet, a bateria dura apenas um dia. Não podemos deixar de mencionar o facto de não trazer carregador incluído e apenas o cabo e o facto de, apesar de ter carregamento de 33 W, chegar aos 100% é um pouco demorado, com mais de uma hora.
No que diz respeito aos acessórios, a Redmi Smart Pen (vendida à parte por 69,99 euros) funciona muito bem e é confortável: a caneta a responde de forma rápida e reconhecer bem o que escrevemos. Já o teclado (que está apenas disponível com layout em inglês, por 99,99 euros) é uma boa adição para quem quer usar Redmi Pad Pro para trabalhar e escrever, como foi o nosso caso. Ambos ligam-se facilmente ao equipamento, bastando activar o Bluetooth.
Ao nível do software, o tablet da Xiaomi traz o HyperOS com Android 14 que, tal como quando fizemos a review do Xiaomi Pad 6s Pro na PCGuia 343, nos agradou bastante. Além disso, outro facto a favor é não trazer o bloatware que é normal encontrar, na Xiaomi.
Distribuidor: Xiaomi
Preço: €299,99
Benchmarks
- AnTuTu: 618 236
- 3D Mark Wild Life: 2972
- GeekBench 6 Single CPU: 1033
- GeekBench 6 Multi CPU: 2981
- GeekBench 6 OpenCL: 1795
- PCMark 3.0 Work: 12 506
- PCMark 3.0 Battery: 668 minutos
Ficha Técnica
Processador: Snapdragon 7s Gen 2
Memória: 6 GB
Armazenamento: 128 GB
Câmara: 8 MP (traseira); 8 MP (frontal)
Ecrã: 12,1″ IPS LCD (1600 x 2560), 100 Hz, 249 ppi
Bateria: 10 000 mAh
Dimensões: 280 x 181,9 x 7,5 mm
Peso: 571 gr