O AIhub, localizado em Alvalade no SITIO, foi inaugurado ontem com a missão de ser um espaço de trabalho destinado a startups e onde «são organizados eventos regulares que juntam empreendedores, investidores e grandes empresas».
O novo centro tecnológico da capital portuguesa é uma iniciativa da Unicorn Factory Lisboa e da Câmara Municipal de Lisboa em colaboração com a Microsoft. Além disso, tem a Google como parceiro estratégico, o Center for Responsible AI como parceiro de ecossistema e a MEO como parceiro de suporte.
A novidade, que se junta ao web3hub (Alvalade), ao gaminghub e greenhub (Saldanha) e ao o hub de incubação (Baixa) quer «posicionar Lisboa como um dos grandes centros de inovação a nível internacional» e faz parte da estratégia da Unicorn Factory Lisboa de «criar comunidades de inovação especializadas, com foco em sectores de elevado crescimento».
Com sete andares, 27 escritórios, 30 espaços de coworking, um auditório e uma sala de workshop, o AIhub tem um piso totalmente dedicado ao AI Innovation Factory da Microsoft, Accenture, Avanade e Unicorn Factory Lisboa. Esta iniciativa visa promover a adopção da IA por empresas públicas e privadas de diferentes indústrias.
Gil Azevedo, director executivo da Unicorn Factory Lisboa, destaca que das startups e scaleups apoiadas pela entidade «mais de 40% já têm a inteligência artificial como a tecnologia base das suas soluções». Já Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, salienta que o AIhub «é a prova de que a Unicorn Factory Lisboa está a crescer e a funcionar como um motor da economia local» e que, no novo espaço, «jovens e o talento nacional vão encontrar as ferramentas de que precisam para inovar e lançar novos projectos que transformem a cidade para melhor».