Entrar num site com o smartphone ou o tablet, escolher um cão ou um gato e ver como ficariam na nossa casa: esta é nova forma de adoptar animais de estimação lançada pela NOS em parceria com a Animalife, o IRA e a Animais de Rua.
A operadora anunciou a Pata à Porta, uma plataforma com base em realidade aumentada e «acelerada por 5G» cujo objectivo é «dar a conhecer os animais de forma mais imersiva». A marca diz que esta tecnologia «ajuda as pessoas a criar uma ligação emocional à distância» e «facilita o processo de adopção».
No site, basta entrar em ‘Adoptar’ e filtrar por ‘Cão’, Gato’, ‘Macho’, ‘Fêmea’ ou por duas regiões: ‘Sul’ ou ‘Norte’. Aqui, são apresentadas as opções para adoptar, com a indicação da raça e da idade. Além disto, há ainda uma palavra que descreve o animal: ‘tranquilidade’, ‘amigável’ ou ‘mimada’ são alguns dos exemplo.
Para ver o animal ao pé de nós em realidade aumentada, é necessário autorizar o acesso à câmara. Assim que o fazemos, aparece um modelo 3D do cão ou do gato sobreposto ao cenário que estamos a captar. A forma de interagir com a imagem está limitada ao zoom (usamos dois dedos para aumentar/diminuir o modelo do animal).
Ao lado do animal aparecem ainda dois botões rosa em forma patas onde podemos tocar para começar o processo de adopção, que é feito com um envio de um e-mail para a entidade responsável – está tudo explicado no FAQ do Pata à Porta.