A ZeroPact venceu o El Corte Inglés Retail Challenge durante a Web Summit com uma solução que usa IA para ajudar as empresas integrar e compensar automaticamente a pegada de carbono dos produtos vendidos online.
A vencedora ganhou um prémio monetário de 15 mil euros, e, além da visibilidade, terá acesso à oportunidade de desenvolver e implementar o projecto em conjunto com as equipas internas da cadeia de origem espanhola
A plataforma da startup portuguesa oferece às organizações a possibilidade de integrar a descarbonização nos seus processos de forma simples e prática e já está disponível em vários sites nacionais como Otherwise, Jakshoes, DCK, NAE-Vegan, 38 graus, Arisca, Wheat&Rose, Le-mot, entre outros.
Vasco Marques Pinto, responsável de communication & sustainability do El Corte Inglés, explica que «aplicação da tecnologia na área de sustentabilidade permite fornecer aos clientes informações claras e precisas sobre a pegada de carbono dos produtos que adquirem. Além disso, pode criar um modelo replicável para o sector como um todo, impulsionando uma transformação mais ampla em direcção à sustentabilidade».
Por outro lado, João Morgado, CEO da ZeroPact, salienta que «os consumidores portugueses estão cada vez mais atentos às práticas ambientais das marcas.» e que segundo o ‘Barómetro Mastercard 2023 – Perceção da Sustentabilidade em Portugal’, 80% dá importância à política de sustentabilidade dos comerciantes ou fornecedores.
O responsável sublinha que, além disso, «87% dos portugueses manifestam interesse em saber a pegada carbónica das suas compras« e que «este cenário evidencia uma grande oportunidade para as empresas liderarem na comunicação de sustentabilidade e oferecerem ferramentas que ajudem os consumidores a tomar decisões mais informadas e sustentáveis».
Assim, a startup de CleanTech quer permitir que as organizações que actuam na área do e-commerce se antecipem ao Digital Product Passport, regulamentação que deverá entrar em vigor nos próximos anos.