Depois das eleições presidenciais dos EUA, a rede social Bluesky tem vindo a crescer significativamente com muitos utilizadores a abandonar o X de Elon Musk. Na passada sexta-feira a Bluesky garantiu que os dados dos utilizadores não serão usados para treinar inteligência artificial. Esta declaração contrasta com os novos termos de utilização da X, publicados também na sexta-feira, que permitem que terceiros usem os dados dos utilizadores para treinem modelos de IA.
Vários artistas e criadores mudaram-se para a Bluesky e nós ouvimos as suas preocupações acerca de outras plataformas usarem os seus dados para treinar IA. Não usamos os dados dos nossos para treinar IA generativa e não temos qualquer intenção de o fazer.
Numa segunda publicação, a rede social clarificou que usa IA para ajudar na moderação dos conteúdos. “A Bluesky usa IA internamente para ajudar na triagem de publicações antes do processo de moderação das publicações para proteger os moderadores humanos de conteúdos mais violentos”. A empresa também disse que usa inteligência artificial nos algoritmos que fazem funcionar o feed ‘Discover’.
De acordo com o site The Verge, o ficheiro robots.txt (o ficheiro que indica quais entidades externas podem aceder aos dados na rede), não impede a OpenAI, a Google ou outras empresas envolvidas em tecnologias de IA de acederem aos dados da Bluesky. A empresa justificou esta falta com a natureza aberta e publica desta rede.
Apesar de a Bluesky ainda está muito longe do número de utilizadores da X ou Threads, a Bluesky ganhou muitos utilizadores depois das eleições presidenciais americanas. Conseguiu ultrapassar os 15 milhões de utilizadores na semana passada depois de ter conseguido mais de um milhão de utilizadores na semana anterior.
De acordo com dados da empresa SimilarWeb o aumento de utilizadores da Bluesky coincidiu com um aumento de desactivações de contas na X.