Uma das críticas que foram feitas à PlayStation Portal quando foi lançada era apenas permitir jogar os títulos instalados na PlayStation 5. Podia ser à distância, mas os jogos tinham mesmo de estar instalados na PS5. Agora, cerca de um ano depois do lançamento, este dispositivo portátil da Sony recebeu uma actualização de firmware que vai permitir jogar através de streaming sem ter de ligar a PlayStation 5.
A nova funcionalidade ainda está em testes beta e só podem ser usados 120 títulos do catálogo da PlayStation, como DAVE THE DIVER, Ghost of Tsushima, Marvel’s Spider-Man: Miles Morales, Monster Hunter Rise e Ratchet & Clank: Rift Apart.
A transmissão de jogos através da nuvem está limitada a resolução 1080p com uma taxa de actualização de 60 frames por segundo, mas claro que tudo depende da qualidade da ligação de rede e do jogo em si. A Sony diz que para conseguir jogar à resolução máxima mencionada anteriormente é necessário uma ligação à Internet com pelo menos 13 Mbps, já para jogar a 720p é necessário que rede chegue aos 7 Mbps.
Quando joga em streaming, o serviço permite armazenar até 100 GB de dados para os saves que são sincronizados com a PlayStation 5, o que permite alternar entre plataformas sem perder a progressão no jogo.
Como esta funcionalidade ainda está em teste, algumas das funcionalidades não estarão disponíveis.
Para além dos jogos em streaming, a actualização inclui melhoramentos para o áudio do PlayStation Portal.