O estudo anual da NordVPN (que tem um gestor de palavras-passe, o NordPass) voltou a por a nu a pouca originalidade dos utilizadores nacionais na criação de passwords. Como tem acontecido nos últimos anos, ‘123456’ é a mais usada, seguida de três declinações: ‘123456789’, ‘12345’ e ‘12345678’.
No relatório ‘Top 200 As Palavras-Passe Mais Comuns’, encontra-se um ranking das vinte mais usadas em Portugal, onde estão ainda ‘qwerty123’, ‘Abcd1234’ e dois clubes de futebol: ‘benfica’ em 9.º lugar e ‘sporting’, em 11.º, como já acontecia nos últimos anos.
Os nomes próprios ‘gabriel’ e ‘mariana’ também fazem parte desta lista, assim como ‘portugal’, ‘familia’ e ‘deusefiel’. Outra das palavras que entra no “léxico” dos portugueses para criar logins poucos seguros é uma das mais óbvias, destaca a empresa.
«O termo ‘password’ já pode ser considerado uma das palavras-passe mais comuns e permanentes», pois «ano após ano, mantém-se no topo da lista de todos os países». Em Portugal, está é a 14.º mais usada, mas a NordVPN diz que, no Reino Unido e na Austrália «está no primeiro lugar».
Para termos uma ideia do perigo que é ter uma password pouco segura, como as que estão nesta lista, a empresa diz que «78% das palavras-passe mais comuns em todo o mundo podem ser decifradas em menos de um segundo».