A Growappy foi lançada no início da pandemia, o que reforçou a importância da sua missão: «Aproximar escola, famílias e melhorar a comunicação entre a comunidade escolar», explica Nuno Gomes, CEO da startup. No entanto, a plataforma começou a ser desenvolvida em 2019 pelo empreendedor, em conjunto com Tiago Vidigal e Hélder Marques, e a ideia «nasceu de uma necessidade pessoal».
O co-fundador explica como tudo aconteceu: «Quando fomos pais, percebemos a dificuldade em manter uma comunicação próxima e envolvente com as escolas dos nossos filhos. Queríamos ter um papel mais activo no seu desenvolvimento, mas notámos que faltavam ferramentas que facilitassem essa interacção. Foi a partir dessa necessidade que a Growappy começou a ganhar forma, com o objectivo de criar uma ponte mais forte entre as escolas e as famílias».
Plataforma abrangente
A solução da start-up, que inclui também uma app para dispositivos móveis, «distingue-se por oferecer uma solução integrada que combina comunicação segura, simplificação de processos pedagógicos e educação personalizada, utilizando IA», salienta Nuno Gomes. O responsável esclarece que a «inteligência artificial está no centro da visão de personalizar a educação, algo que é pioneiro na educação de infância».
Para os profissionais, a Growappy «reduz a carga burocrática, libertando-os para se focarem no que realmente importa: o ensino e o desenvolvimento das crianças». Além disso, fornece recursos pedagógicos que permitem uma abordagem de ensino personalizada e holística». Por outro lado, através de um chatbot educacional, «único no sector» ajuda a «adaptar o ensino às necessidades de cada criança, gerando planos de aprendizagem personalizados» e «oferecendo insights sobre competências adquiridas e dificuldades».
Já as famílias, «beneficiam de uma comunicação mais eficiente com as escolas, o que lhes permite acompanhar o dia-a-dia dos seus filhos de forma mais activa e informada», acrescenta o CEO. A plataforma permite que as escolas «partilhem momentos e imagens do dia das crianças com as suas famílias de forma personalizada e segura, respeitando as preferências de privacidade dos encarregados de educação». E caso os pais não permitam a partilha das fotografias dos filhos nas fotos de grupo, «irão ficar automaticamente desfocadas».
Novos mercados e funcionalidades
A Growappy anunciou a sua primeira ronda de financiamento no valor de seiscentos mil euros, o que vai ajudar a «reforçar a capacidade comercial, ampliar o leque de funcionalidades disponíveis potenciadas por IA generativa e acelerar a sua expansão internacional». Espanha foi o mercado escolhido para iniciar operações, «devido à sua proximidade geográfica e à semelhança cultural com Portugal»; além disso, é um mercado «significativamente maior, com um forte investimento em educação». No entanto, a solução da startup já está presente em «oito países» e a ambição é «continuar a crescer globalmente», já que a uma plataforma «pode ser adoptada por escolas de todo o mundo».
Nuno Gomes esclarece que as ambições são claras: «Depois de conquistar o mercado ibérico, queremos ser uma referência europeia na transformação da educação de infância. A nossa visão é criar um ecossistema de educação mais eficiente e inclusivo onde as escolas e famílias estejam verdadeiramente envolvidos no desenvolvimento das crianças».