A Google anunciou recentemente que iria antecipar o lançamento do Android 16 para o primeiro semestre de 2025. A aceleração do calendário significa que já estamos na altura de lançar uma versão de pré-visualização para programadores. Já é possível descarregar a próxima versão do Android, desde que não se importe de lidar com bugs e funcionalidades em falta.
As versões de pré-visualização para programadores do Android focam-se frequentemente em alterações de baixo nível na arquitectura do sistema e nas API, deixando as alterações de funcionalidades e interface do utilizador para as versões posteriores. Portanto, a primeira versão do Android 16 não mudará a forma como se usa o telemóvel. A Google diz que existe um novo selector de fotos incorporado, dando às aplicações uma forma mais privada de aceder aos seus dados. O Android 16 também inclui uma versão expandida das API do Health Connect para partilha de dados de saúde.
Esta versão e as seguintes também terão uma grande quantidade de novas API para adopção pelos programadores. Estas ferramentas vão mudar com cada versão até ao início do próximo ano, quando as API forem finalizadas. É também nessa altura que vai poder começar a ver as alterações de funcionalidades para o utilizador no Android 16.
Se quiser experimentar a pré-visualização para programadores, precisará de um dispositivo Google Pixel recente. O processo de instalação também é um pouco complexo. A pré-visualização só está disponível como uma imagem completa do sistema, que deve descarregar e instalar no seu dispositivo usando as ferramentas de desenvolvimento do Android. Isto irá apagar tudo o que estiver no telemóvel. A Google disponibiliza imagens de sistema para dispositivos Pixel desde o Pixel 6 — para que possa ter o Android 16 em qualquer Pixel com tecnologia Tensor.
Depois da pré-visualização para programadores via chegar o programa de testes beta, altura em que os entusiastas do Android podem começar a ver as novidades. Esta versão estará disponível como uma actualização OTA que depois permite instalar a versão final quando ficar disponível. Que instalar a pré-visualização para programadores terá de fazer uma reposição completa do dispositivo para poder instalar a versão final do Android 16.
A Google espera lançar a primeira versão de teste beta em Janeiro. Se estiver a usar uma versão de teste diferente (como o QPR2 Beta) e quiser entrar no comboio do Android 16, terá de instalar uma versão estável antes do Ano Novo. A Google vai disponibilizar várias versões beta nos primeiros meses de 2025, culminando no lançamento da versão final em Maio ou Junho.
Este é apenas o primeiro passo no realinhamento do calendário de lançamentos de novas versões do Android. Mover o lançamento principal para o início do ano significa que mais telemóveis novos em 2025 serão lançados com a versão mais recente da plataforma. Um segundo lançamento do Android virá mais tarde em 2025, fazendo algumas alterações menores às funcionalidades e API.