Depois de, nos NOS Alive, a operadora ter mostrado um colete que permitia aos surdos experienciar as emoções de um concerto ao vivo, chega a vez de os cegos terem um projecto dedicado. Agora, a NOS troca a música pelo futebol e aposta numa «tecnologia de espacialização do som».
Criada em parceria com o Centro de Investigação em Informática e Comunicações (CIIC) do Politécnico de Leiria, a plataforma ‘Futebol para Todos’ tem como objectivo «aumentar a inclusão da experiência de assistir a jogos». Para isso, esta solução «detecta passes, cortes, golos ou tentativas de golo e, de forma automática e imediata, atribui-lhes um som específico e espacializado».
Segundo a NOS, estes sons fazem com que um cego tenha uma «mais fácil identificação» do que está a acontecer no campo. «O som é também usado para diferenciar que equipa tem a posse da bola», explica a operadora. Já a tecnologia de «espacialização do som» permite aos sistemas de áudio criarem uma «sensação de tridimensionalidade e localização sonora no ambiente auditivo do ouvinte».
Desta forma, os cegos que experimentarem a ‘Futebol para Todos’ podem «ficar com a perceção de que cada elemento surge de diferentes direções e distâncias, além do ecrã de televisão». Para já, a app está em fase de testes e não tem data para ser disponibilizada ao público – se é que algum dia irá ser.