Já são conhecidos os finalistas aos Altice International Innovation Award (AIIA), os prémios de inovação que têm como objectivo «distinguir, promover e apoiar o talento tecnológico, nacional e internacional».
A edição de 2024, que contou com um total de 91 candidaturas provenientes de vários países, tem as portuguesas EfpClinic (aumentar a eficácia dos tratamentos de fertilidade), Seedsight, e N10GLED (sistema de distribuição de chaves quânticas para comunicações de longo alcance) como finalistas na categoria ‘Startup’.
Já na categoria ‘INCLUI’ by Fundação Altice, as seleccionadas são a Designest (empresa nacional que fabrica tecnologias de design educativo), a I can hear you, my son!/LYNX (projecto de soluções de aparelhos auditivos acessíveis) e a Multiple Sclerosis Success (conjunto especializado de programas de bem-estar online concebidos especificamente para pessoas com esclerose múltipla).
Estas startups poderão ganhar um montante total de 100 mil euros, dos quais 75 mil estão alocados ao prémio ‘Startup’ e 25 mil à categoria ‘INCLUI’ by Fundação Altice, e terão acesso a um período de incubação na Startup Lisboa ou Startup Braga.
Além destes prémios, o AIIA atribui a Distinção Born from Knowledge, em parceria com a ANI, que valoriza projectos nascidos do conhecimento científico e tecnológico e que corresponde a um valor de 2500 euros.
Desde o seu lançamento, em 2017, o AIIA tem-se destacado como uma «plataforma essencial de promoção e reconhecimento do empreendedorismo, talento tecnológico e inovação em Portugal».