A organização do James Dyson Awards, uma competição anual que se destina a premiar invenções tecnológicas para as áreas da medicina e da sustentabilidade, revelou os dois vencedores de 2024.
Na categoria ‘Medicina’, o prémio foi para o Athena (criado pela designer Olivia Humphreys), um dispositivo «acessível e portátil para doentes de quimioterapia que utiliza o arrefecimento do couro cabeludo para evitar a queda de cabelo».
Segundo os James Dyson Awards, esta inovação «custa vinte vezes menos que a tecnologia existente e pode ser utilizada fora do hospital» o que permite «reduzir o tempo que os doentes são obrigados a passar nas enfermarias».
Já na competição ‘Sustentabilidade’, o vencedor foi o projecto airXeed Radiosonde (Shane Kyi Hla Win e Danial Sufiyan Bin Shaiful, na foto em cima). Este é um «sensor reutilizável, inspirado na natureza, para fazer previsões meteorológicas» que, ao «contrário dos balões meteorológicos actuais, não gera toneladas de resíduos plásticos e electrónicos».
Por terem vencido os James Dyson Awards 2024, estes dois projectos recebem trinta mil libras (cerca de 35 mil euros).