Depois de vários meses de testes e de algumas versões beta, a nova aplicação unificada da Nvidia chamada simplesmente “Nvidia App” foi lançada oficialmente, contrariando os rumores que davam conta de que seria lançada simultaneamente com a próxima geração de GPU RTX 50. Esta aplicação oferece aos utilizadores um único programa que substitui o antigo Painel de Controlo da Nvidia (que mantinha o design mais ou menos inalterado desde os tempos do Windows XP) e a aplicação GeForce Experience.
Embora a aplicação já não esteja em fase beta, a Nvidia ainda não está pronta para abandonar completamente as suas antigas aplicações para Windows. Isto porque nas próximas versões dos drivers Game Ready e Studio Ready a Nvidia App será oferecida sob a forma de um componente opcional. Isso acontece porque o novo programa ainda não oferece algumas funcionalidades que estão disponíveis no Painel de Controlo antigo, como Surround, definições para utilização de vários monitores, entre outras. Na publicação oficial do blogue da empresa, a Nvidia afirma que essas funcionalidades serão disponibilizadas em actualizações futuras.
A Nvidia App foi concebida para ser um único local para gerir a placa gráfica, os drivers, as definições e funcionalidades dos jogos. Com esta aplicação, o utilizador pode ajustar as definições de jogos, actualizar os drivers, configurar definições de visualização, aplicar definições de desempenho ideais, usar gráficos de desempenho (e outros) sobrepostos nos ecrãs dos jogos e aceder a funcionalidades Nvidia com tecnologia de IA se tiver o hardware compatível.
Muitos utilizadores também irão gostar do facto de, ao contrário da aplicação GeForce Experience, o novo programa já não exigir o login com uma conta Nvidia. No entanto, ainda podem iniciar uma sessão para aceder a ofertas especiais, resgatar recompensas e muito mais.
Pode descarregar a Nvidia App a partir do site oficial. Para que funcione, é necessário um computador com uma placa gráfica GTX série 800/800M/900/900M /10/ 16, RTX série 20/30/40 ou MX 100/200/300. As plataformas suportadas incluem Windows 10 e 11, e a versão do driver da placa gráfica deve ser a 551.52 ou posterior.