Os últimos números trimestrais da AMD revelam que a empresa está a crescer em força nos mercados dos PC de secretária, dispositivos móveis e servidores. Os números foram revelados pelo novo relatório da Mercury Research e sugerem que a empresa está a conquistar gradualmente cada vez mais quota de mercado à Intel.
Começando pelos PC desktop, as CPU x86 da AMD para o mercado de consumo detêm agora uma quota de 28,7%, disparando dos 19,2% que tinha em 2023. No último trimestre, a quota era de 23%, pelo que este último salto é bastante significativo. O investimento no portfólio de processadores Ryzen, renovado recentemente, que cobre todos os segmentos de mercado parece estar a dar frutos.
Os Ryzen X3D equipados com 3D V-Cache têm sido um sucesso particular entre os jogadores e utilizadores mais experientes. E com o recente lançamento da série Ryzen 9000 e do topo de gama 9800X3D, a AMD parece pronta para continuar a ganhar terreno à Intel no mercado dos PC de secretária DIY.
A série Ryzen 9000 não atingiu os valores de desempenho anunciados pela AMD quando foi lançada, o que levou à desilusão de muitos compradores, mas a empresa redimiu-se agora com o 9800X3D.
Quanto aos dispositivos móveis, a AMD alcançou uma quota de mercado de 22,3% e um aumento de receitas de 19,2% no terceiro trimestre de 2024, acima dos 20,3% e 17,7%, respectivamente, que tinha conseguido no último trimestre. As APU Ryzen AI da série 300, com a sua combinação de desempenho e capacidades de IA, parecem estar a atingir o ponto ideal. Espera-se o anúncio na CES de mais ofertas Ryzen AI para dispositivos móveis convencionais e de gama alta, o que deverá dar à empresa armas para combater os produtos da Intel e da Qualcomm.
Por falar na Intel, a empresa está a passar por tempos difíceis, com despedimentos generalizados e previsões sombrias trimestre após trimestre. Os grandes planos para a construção de novas fábricas de chips nos EUA, possibilitados pelo financiamento da Lei CHIPS, também parecem não estarem a correr bem. Isto pode traduzir-se em ganhos ainda maiores para a AMD no futuro – uma vez que a quota da Qualcomm no mercado de processadores para PC ainda é minúscula, qualquer aumento nas vendas e quota de mercado obtido pela AMD é essencialmente à custa da Intel.
Passando para o mercado de CPU para servidores, a quota de mercado da AMD subiu para 24,2% no terceiro trimestre de 2024, acima dos 23,3% do ano anterior. O que ainda é mais impressionante é que as receitas dispararam para uns expressivos 33,9%, em comparação com os 31,2% no terceiro trimestre de 2023. A AMD lançou os processadores EPYC 9005 “Turin” no mês passado, baseados na arquitectura Zen 5, pelo que se pode esperar que estes números aumentem ainda mais.