O Gemini da Google e o Copilot da Microsoft foram bem-sucedidos na tarefa de trazer os chatbots com IA para o mainstream e servem como alternativas viáveis aos motores de busca padrão. Por sua vez, os motores de busca padrão dessas empresas (juntamente com outros alternativos) adoptaram alguns elementos de IA.
A IA pode melhorar a experiência de pesquisa na web de forma palpável, e o Copilot é um bom impulsionador de produtividade quando se trata de pesquisa. Enquanto antes era necessário analisar várias páginas web nos resultados de pesquisa, agora é possível encontrar o que se quiser e o respectivo contexto com apenas um prompt de texto. Além disso, se uma resposta inicial não corresponder exactamente ao que é procurado, os bots de pesquisa com IA olham para os pedidos anteriores para dar contexto às perguntas subsequentes. Isso significa que não é preciso começar do início como acontece com os motores de busca originais.
Mas o Copilot E o Google não são o foco deste artigo. Em vez disso, vamos falar de motores de busca que funcionam exclusivamente com IA generativa.
A IA generativa e os chatbots com Inteligência Artificial dependem de grandes modelos de linguagem (LLM) que são treinados com um conjunto de informações com uma data limite específica. Os motores de busca destacados aqui também usam LLMs para entender o texto que o utilizador insere, mas em vez de basearem os seus resultados numa base de conhecimento fixa, examinam a web em tempo real para obter informações actualizadas e usam IA para gerar a melhor resposta. Os melhores até mostram as fontes para que possa verificá-las.
Tenha em mente que, como todas as ferramentas de IA generativa, os motores de busca de que vamos falar podem cometer erros, tal como os humanos.
Pesquisa Geral
Andi search – Autoproclamado “a pesquisa da próxima geração”, o Andi foi desenhado para os que não são especialistas, com uma interface amigável e intuitiva. Apresenta o resultado mais provável numa área principal, juntamente com links adicionais num painel lateral. Permite ordenar as respostas por Resultados, Notícias e Vídeo, pesquisar dentro dos resultados e mostrá-lo em vários formatos.
Embora não seja tão conversacional quanto outros chatbots de IA, o Andi oferece um botão “Gerar Texto” para criar conteúdo através de IA generativa. No entanto, não gera imagens nem oferece opções de escolher o LLM a utilizar nas buscas (usa o Claude).
O Andi promete ser gratuito e anónimo para todos, mas os responsáveis dizem que, no futuro, vai ter contas empresariais pagas.
Modelo de IA Mais Avançado
ChatGPT (OpenAI) – O serviço que popularizou a IA generativa agora funciona para pesquisas na web. Basta clicar no ícone do globo na interface.
Mantém o contexto das conversas, usa o modelo ChatGPT-4o, lê as respostas em voz alta e permite classificá-las. Também fornece links para as fontes de informação.
Neste momento, o acesso à pesquisa requer uma assinatura do ChatGPT Plus (20 dólares por mês), mas será disponibilizado para utilizadores com contas gratuitas no futuro. Também está disponível uma extensão para o Chrome.
Categorias de Pesquisa Direccionada
Komo AI search – Com uma interface simples, o Komo oferece ferramentas úteis como um Mapa Mental e um botão Explorar. Permite escolher entre vários modelos de IA (incluindo GPT-4o e Claude) e “Personas” para ajustar as respostas às necessidades do utilizador.
Oferece uma versão gratuita e planos pagos (Basic e Premium) com funcionalidades adicionais, como selecção do modelo de IA utilizado e sessões de pesquisa avançadas. Pode ser instalado como uma PWA em dispositivos móveis e computadores.
Notícias
Perplexity AI – Este motor de busca é comparável ao Microsoft Copilot, o Perplexity mostra os links de origem para os resultados e permite guardar pesquisas anteriores em “Threads”. A página de resultados inclui blocos de compra e links de origem com imagens.
As contas gratuitas têm um limite de cinco pesquisas em modo ‘Pro’ por dia. As contas Pro custam 20 dólares por mês e oferecem interacções mais longas com a IA.
Também estão disponíveis aplicações para Android e iOS e uma extensão para browsers baseados em Chromium.
Profissionais de Marketing
Waldo – O Waldo apresenta a sua pesquisa de IA direccionada para empresas como um assistente de pesquisa que permite aos utilizadores “tornarem-se especialistas em segundos”. É especializado em apresentações, estratégia de marca e outras tarefas semelhantes.
Para este fim, o site inclui fluxos de trabalho predefinidos, como Auditoria de Marca, Perfil da Indústria e Tendências Culturais, em 14 categorias. Quando termina, o Waldo envia-lhe o relatório por e-mail. Outro modo é a Pesquisa de Dados que permite visualizar dados históricos sobre qualquer assunto. Uma barra lateral à direita da janela principal mostra as fontes.
O Waldo é a opção de pesquisa de IA mais cara. As contas freelancer começam em $149 por mês (facturado anualmente) ou $199 pagando mensalmente.
Agentes personalizados para pesquisas empresariais
You.com – Com foco no uso empresarial, o You.com autodenomina-se uma “plataforma de produtividade de IA” e aproveita os LLM existentes. Oferece uma opção gratuita limitada, mas é necessário ter uma conta para aceder ao histórico de chat, carregar ficheiros e criar agentes personalizados. Uma conta gratuita limita o utilizador a uma janela de contexto de 16 K, o que significa que a IA irá considerar apenas essa quantidade de input na formulação das respostas. A subscrição Pro de $180 por ano dá acesso aos LLM GPT-4o e Claude 3.5 Sonnet, carregamentos de ficheiros de até 25MB por consulta, uma janela de contexto de 64 K e agentes de pesquisa e personalizados. O plano Team, que custa $300 por ano, impede que o seu input seja usado para treinar a IA, oferece retenção de dados zero e aumenta a janela de contexto para 200K.
O You.com começa com quatro botões acima da caixa de pesquisa: Pesquisa, Criativo, Génio (para problemas de várias etapas) e “Construa o seu próprio agente personalizado”. Mas pode seleccionar indústrias para obter mais sugestões, incluindo Análise de Dados, Engenharia, Finanças, Marketing, Produto e Vendas. Cada uma destas opções exibe três botões de sugestão diferentes. Por exemplo, em Vendas, a opção Emailer de Vendas irá escrever um e-mail para um novo contacto, para retomar o contacto com clientes ou redigir uma proposta de parceria. Estas sugestões podem ser melhores para alguns utilizadores do que uma caixa de texto em branco. O site usa o ChatGPT-4.o para resultados e mostrar anúncios.
O You.com oferece aplicações para ambas as plataformas móveis, chatbots para WhatsApp e Telegram e extensões de desktop para navegadores web Chromium e Firefox.