Primeiro com a Razer Con e depois num anúncio posterior, esta marca de periféricos de gaming anunciou três novos equipamentos para jogadores: as novidades são a “cadeira” Freyja, os auscultadores Kraken V4 Pro e os ratos Basilisk V3 e V3 Pro 35K.
Da Razer Con saíram a Freyja e os Kraken V4 Pro: a primeira é a passagem à prática do projecto Esther, anunciado no princípio deste ano, uma cadeira que, na verdade, é uma “almofada” de corpo inteiro para colocar sobre uma cadeira e que reage às acções que fazemos num jogo.
A Freyja vem com a tecnologia Razer Sensa HD Haptics que, segundo a marca, «estende o feedback sensorial além do visual, permitindo sentir todos os detalhes do jogo» – é, por isto, um acessório com uma grande componente de imersividade.
Neste periférico de gaming, a Razer incluiu «seis motores hápticos de alta definição» que funcionam em jogos (têm de ser compatíveis com a Freya), filmes e música. O preço da Freyja é de 229,99 euros e já está disponível para compra.
Na Razer Con, também foram anunciados os auscultadores Kraken V4 Pro que também incluem Sensa HD Haptics; lembre-se que os Nari Ultimate foram os primeiros a integrar um recurso deste género, que produzia vibrações – na altura, chamava-se HyperSense.
A marca diz que combinar a Freyja com os Kraken V4 Pro «eleva a experiência sensorial» dos jogadores, uma vez que ao usar estes dois equipamentos em conjunto faz elevar os «pontos de contacto na almofada e «seis para oito».
Os Kraken V4 Pro trazem um hub de controlo com ecrã OLED, cujo design foi inspirado em «amplificadores de áudio», com «mais de vinte opções de personalização». Estes auscultadores têm almofadas em «espuma visco elástica e couro proteico», drivers Razer TriForce Bio-Cellulose de 40 mm, THX Spatial Audio, som surround 7.1 e microfone HyperClear Super Wideband.
Em termos de conectividade, temos três opções: Razer HyperSpeed Wireless (2,4 GHz), Bluetooth e jack de 3,5 mm, o que os toona compatíveis com smartphones (Android e iOS), PlayStation, Xbox, Windows e Nintendo Switch. O preço é de 449,99 euros.
Finalmente, a Razer anunciou mais duas versões do seu rato Basilisk: V3 35K (com fio) e V3 Pro 35K (wireless), ambos com «treze comandos personalizáveis», RGB e claro, como o nome deixa transparecer, um sensor de 35 mil dpi (óptico, Razer Focus Pro).
O Basilisk V3 Pro 35K pode ser usado com HyperSpeed Wireless ou Bluetooth, com autonomias máximas de 140 e 210 horas – ambos têm ainda uma roda de scroll configurável (infinito ou incremental). O modelo Pro (disponível em preto e branco) custa 179,99 euros e o de entrada fica por 89,99 euros.