O serviço de Internet por satélite Starlink, da SpaceX, ultrapassou quatro milhões de subscritores em mais de 100 países em todo o mundo. Este é um marco significativo para um ISP que oferece um produto comercial há menos de quatro anos.
Chegar a este ponto não aconteceu de um dia para o outro. Os planos da SpaceX para uma constelação de satélites que permitem o acesso à Internet começaram a tomar forma em meados da década de 2010, mas a fase de desenvolvimento propriamente dita só arrancaria no final de 2016. O primeiro lote de satélites Starlink totalmente operacionais foi lançado em Maio de 2019 e uma fase de testes beta aberta ao público foi lançada no ano seguinte. O serviço comercial começou a ser implementado em 2021 e a disponibilidade do serviço tem vindo a expandir-se desde então.
O crescimento tem sido bastante rápido. A SpaceX ultrapassou a marca de um milhão de subscritores activos no final de 2022, atingiu dois milhões de subscritores em Setembro de 2023 e ultrapassou a marca de três milhões em Maio passado. Adicionar um milhão de subscritores em apenas quatro meses é certamente notável e prova, sem sombra de dúvida, que existe procura por serviços de Internet via satélite.
Até Setembro de 2024, a SpaceX já tinha lançado pouco mais de 7.000 satélites Starlink, embora nem todos estejam operacionais. Em Julho, por exemplo, um lote de satélites foi perdido devido a uma falha no foguetão.
Ainda assim, a SpaceX não está a ter problemas em encontrar clientes para o seu serviço. No início deste mês, a United Airlines anunciou planos para instalar o serviço Starlink em toda a sua frota de aviões. A implementação levará vários anos e os testes não deverão começar antes do início de 2025. Quando chegar, será gratuito para todos os passageiros e deverá permitir actividades que exigem muita largura de banda, como streaming de vídeo ou jogar online enquanto estiver no ar.
No início deste ano, a empresa de pesquisas de mercado Quilty Space disse que esperava que a Starlink gerasse 6,6 mil milhões de dólares em receitas este ano – e isso foi antes de os últimos números de subscritores serem divulgados.
O sucesso da Starlink surpreendeu muitos. O fundador da Qulity Space, Chris Quilty, disse em Maio que muitos veteranos da indústria zombaram quando, há anos, empresas como a SpaceX e a OneWeb anunciaram as suas mega constelações de satélites.