As novidades da Sonos andam aos pares: a marca conhecida pelas suas colunas de som (mas que este ano apresentou os seus primeiros auscultadores) anunciou a soundbar Arc Ultra e a próxima geração do subwoofer Sub, o 4.
Em paralelo com estas dois novos equipamentos, a marca actualiza ainda a sua app com a reintrodução de «90% das funcionalidades que estavam em falta», relativamente à versão anterior. O objectivo é torná-la mais eficaz «identificação do sistema, configuração de novos dispositivos e capacidade de agrupar dispositivos».
Na Arc Ultra, a Sonos estreia uma tecnologia, a Sound Motion. Descrita como um «avanço significativo na engenharia de áudio», a marca diz que «reduz drasticamente o tamanho do transdutor enquanto sobrecarrega os graves». A história desta inovação começa em 2022, quando a Sonos comprou uma marca holandesa, a Mayht Holding BV.
Em comunicado, a Sonos justificou a compra deste empresa: «Os avanços da Mayht na tecnologia de transdutores permitirá à Sonos dar mais um passo em frente no seu portfólio». Este desenvolvimento foi caracterizado como uma «abordagem nova e revolucionária para os transdutores de áudio» – a Mayht «reestruturou-os para permitir formatos mais pequenos e mais leves sem comprometer a qualidade».
O resultado chega dois anos depois, com a Sonos a garantir que a Arc Ultra tem o «dobro dos graves da sua antecessora», a que se junta uma «experiência de áudio espacial 9.1.4». Esta soundbar tem ainda Dolby Atmos, Speech Enhancement (em filmes e séries, torna as vozes mais claras), catorze drivers, ligação HDMI eARC, Bluetooth, Alexa e acabamento mate.
Já o Sub 4 (que pode ser emparelhado com a Arc Ultra ou outro subwoofer da marca) vem com um «design renovado» e um sistema de «woofers duplos personalizados e virados para dentro que geram baixas frequências profundas e dinâmicas». Em teoria, isto criará um «efeito de cancelamento de força que neutraliza a distorção», diz a Sonos.
Quer o Sub 4, quer a Arc Ultra, chegam às lojas a 29 de Outubro, com preços de 899 e 999 euros.