A Google pode estar a trabalhar numa Inteligência Artificial que assume o controlo do browser para levar a cabo várias tarefas. Em paralelo, também está a criar um agente que pode assumir o controlo do computador.
De acordo com a Reuters, a ferramenta de IA da Google para o browser chama-se ‘Project Jarvis’ e está prevista para ser lançada com a próxima versão do LLM Gemini. A gigante das pesquisas não está sozinha no desenvolvimento de um sistema como este, já que a OpenAI também está alegadamente a trabalhar num ‘computer-using agent’, ou CUA, que navega na web autonomamente.
A IA integrada no browser pode tornar mais fácil aos utilizadores a condução de pesquisas online, já que dispensa o desenvolvimento de API ou até usar sistemas de gravação do ecrã para que a ferramenta de IA possa ler os dados pedidos pelo utilizador. Em vez disso, pode dar-lhe comandos directamente no browser para a IA fazer automaticamente tudo o que precisa, incluindo preencher formulários e clicar em botões. Exemplos de tarefas de IA incluem abrir páginas web, compilar dados de pesquisa em tabelas mais fáceis de ler, comprar produtos ou reservar voos.
Se a Google for bem-sucedida na implementação de um sistema como este, pode tornar as ferramentas de Inteligência Artificial muito mais acessíveis, permitindo até mesmo àqueles sem experiência em IA usá-las de forma fácil e eficaz.
Para além das intenções da Google de ter um sistema de IA integrado no browser, têm surgido rumores de que a Anthropic e a Google querem levar esta ferramenta ao próximo nível. As duas empresas podem estar interessadas em criar um agente para controlar o computador em nome do utilizador, permitindo dar-lhe um comando (como abrir todas as suas aplicações usadas regularmente e organizá-las no ecrã), e ele faz tudo automaticamente.