O firmware é essencial para o funcionamento de muitos dispositivos electrónicos, actuando como o software fundamental que garante a funcionalidade e estabilidade. Embora o termo firmware seja por vezes usado de forma intercambiável com ‘software’, eles não são a mesma coisa. Neste breve guia, explicamos as diferenças entre firmware, software e hardware.
Firmware e software são componentes interligados, mas distintos, da tecnologia moderna. O firmware, armazenado directamente no hardware, fornece as instruções críticas para o arranque e bom funcionamento do dispositivo.
O que é firmware?
O firmware é um tipo de software permanentemente integrado em dispositivos de hardware. Ele fornece o controlo de baixo nível e as instruções necessárias para o dispositivo arrancar, funcionar e, muitas vezes, também gere as suas operações básicas e interfaces.
O firmware é necessário?
Sim, o firmware é essencial para o funcionamento dos dispositivos de hardware. Ele serve como uma ponte entre o hardware e o software de nível superior, garantindo que o dispositivo funcione como pretendido e que tenha um bom desempenho.
Exemplos de firmware
O firmware é encontrado numa vasta gama de dispositivos, incluindo smartphones, motherboards de computadores (também conhecido neste contexto como BIOS), placas gráficas ou de rede, SSD, discos rígidos, routers, consolas de jogos, televisores, câmaras e electrodomésticos como frigoríficos ou máquinas de lavar. Ele permite que esses dispositivos inicializem, carreguem o software e executem as tarefas para que foram criados.
Firmware vs. software
O firmware é um subconjunto do software. Enquanto o software inclui aplicações, sistemas operativos e programas utilitários que podem ser instalados e executados em dispositivos, o firmware é código específico para o hardware em que está integrado. O firmware fornece as instruções fundamentais necessárias para o funcionamento do dispositivo. Ao contrário do software tradicional, o firmware está intimamente integrado com o hardware que controla.
Diferenças entre firmware e software
As principais diferenças entre firmware e software são:
- Âmbito: O firmware está intimamente ligado ao hardware, enquanto o software tem um âmbito mais amplo e suporta várias aplicações e tarefas.
- Persistência: O firmware é normalmente armazenado permanentemente no hardware em chips especiais (ROM ou EPROM), enquanto o software é frequentemente armazenado em armazenamento externo e carregado na memória conforme necessário.
- Actualização: As actualizações de firmware são geralmente específicas do dispositivo e podem ser mais desafiadoras de instalar do que as actualizações regulares de software, que podem ser facilmente descarregadas e instaladas.
- Execução: O firmware é executado directamente no hardware, enquanto o software opera sobre um sistema operativo que usa o firmware para aceder às várias funcionalidades do dispositivo.
Firmware vs. software incorporado
Software incorporado (em inglês embedded) refere-se ao software concebido para executar funções específicas dentro de um sistema de hardware. O firmware pode ser visto como um tipo de software incorporado que é responsável pelas operações do dispositivo.
Firmware vs. hardware
O hardware inclui os componentes físicos de um dispositivo, como circuitos, processadores e memória. O firmware, armazenado no hardware, é um conjunto de instruções que controlam como o hardware funciona. Embora o firmware resida no hardware, ele não é o próprio hardware, mas fornece as instruções necessárias para o seu funcionamento.
Firmware vs. drivers
Os drivers são componentes de software que facilitam a comunicação entre o sistema operativo e dispositivos de hardware específicos. O firmware, por outro lado, é responsável pela operação geral do dispositivo e pode incluir drivers no seu código.
Qual é a diferença entre firmware e drivers?
A principal diferença reside no seu âmbito e propósito. O firmware fornece as instruções principais para o funcionamento do dispositivo, enquanto os drivers permitem que o sistema operativo interaja com componentes de hardware específicos.
Descarregar e instalar firmware
O método para descarregar e instalar actualizações de firmware pode variar dependendo do dispositivo. Normalmente, as actualizações de firmware são obtidas no site do fabricante (como um download autónomo que pode instalar manualmente) ou através de software dedicado fornecido pelo fabricante – por exemplo: as actualizações de firmware num dispositivo móvel são instaladas através dos menus do sistema operativo. Outro exemplo disto são as actualizações para as consolas de jogos.
O firmware tem de ser actualizado?
As actualizações de firmware são essenciais para manter o desempenho do dispositivo, melhorar a compatibilidade e corrigir vulnerabilidades de segurança. Embora nem sempre seja obrigatório, é recomendado manter sempre o firmware actualizado para garantir a funcionalidade ideal do dispositivo.
Routers, monitores, motherboards, Smart TV, drones, câmaras digitais e muitos outros dispositivos geralmente requerem actualizações periódicas de firmware para melhorar a funcionalidade, aumentar a segurança e corrigir bugs.
Quanto tempo deve demorar uma actualização de firmware?
A duração de uma actualização de firmware pode variar dependendo do dispositivo e da complexidade da actualização, variando de alguns minutos a períodos mais longos.
Normalmente, são mostrados avisos para não interromper o processo de actualização do firmware. Os fabricantes mostram os avisos porque quando se está a actualizar o firmware está-se a alterar o código básico que faz funcionar o dispositivo. Se a actualização for interrompida, o firmware por ficar corrompido, inutilizando o dispositivo (também conhecido como “bricking” ou transformar o dispositivo num tijolo), corrompendo dados ou causando problemas de desempenho e estabilidade.