A Microsoft interrompeu distribuição da actualização KB5043145 para o Windows 11, que foi lançada em 26 de Setembro, devido às queixas dos utilizadores. Há relatos de problemas de vários tipos, incluindo Ecrãs Azuis da Morte (BSOD) e Ecrãs Verdes da Morte (GSOD).
Outros problemas que foram relatados estão relacionados com as portas USB que afectam o funcionamento de teclados e ratos, falhas no arranque do Windows Subsystem para Linux 2 (WSL2) em alguns sistemas baseados em AMD, problemas de conectividade Wi-Fi, menus de contexto a reverter para o estilo do Windows 10 e falhas nas actualizações do Windows com códigos de erro específicos.
Os utilizadores também relataram que os seus sistemas ficaram presos em ciclos de reinicialização. Isto faz com que os dispositivos mudem automaticamente para o modo de recuperação para tentar corrigir ou desfazer as actualizações, sendo necessário, em certos casos, inserir o código do sistema BitLocker para permitir corrigir o problema.
Do que foi observado até agora, os laptops Asus, incluindo os modelos TUF A15 e ROG Strix G17, bem como alguns dispositivos Intel NUC, apresentaram estes problemas.
A Microsoft reconheceu os problemas e está a investigá-los. Um porta-voz da empresa disse: “Após instalar esta actualização, alguns clientes relataram que o dispositivo reinicia várias vezes ou deixa de responder com ecrãs azuis ou verdes. Estamos a investigar este problema.”
O lançamento da actualização foi interrompido por enquanto, mas a Microsoft ainda está a fornecer actualizações no Catálogo do Microsoft Update para aqueles que precisam delas. Uma actualização disponível através da Microsoft Store corrigiu o problema com a falha do WSL2.
Se estiver a ter estes problemas, é recomendável desinstalar a actualização. Pode fazê-lo usando o Modo de Recuperação ou através da linha de comando.